Santista Carla Gardenal quer manter boa fase no Torneio de Verão de Ciclismo
Competição começa a partir de amanhã (quarta-feira). Apontada como uma das melhores ciclistas do País, Carla luta pelo tricampeonato do evento


Depois de conseguir dois pódios em duas competições disputadas neste ano, a santista Carla Gardenal (Unimonte/ Fit Santos) espera manter a fase positiva a partir desta quarta-feira (15), em Praia Grande, com o início do 20º Torneio de Verão de Ciclismo, evento válido pelo ranking nacional de estrada.

A competição reunirá cerca de 300 atletas de todo o Brasil, com provas de resistência em quatro categorias, sendo promovidas em cinco cidades da Baixada Santista.

Campeã em 98 e 2000, Carla está otimista e quer lutar pelo tricampeonato. "Mesmo sabendo do fortíssimo nível que o torneio apresenta, minha expectativa é de brigar pela ponta o tempo todo. Quero manter a regularidade nas cinco provas, conquistando boas posições em todas, e assim buscar este triunfo", diz a ciclista, de 30 anos, que nesta temporada conseguiu a terceira colocação na Copa América de Ciclismo e na Copa Hilário Diegues.

Outra fonte de estímulo para Carla é a chance de integrar a seleção brasileira. Ela sabe que se faturar o título do torneio ou obter um lugar no pódio ganhará pontos importantes no ranking nacional, o qual define os atletas que vão pedalar pelo País em competições internacionais.

"Esse é meu objetivo principal no primeiro semestre. Em abril, os melhores ciclistas brasileiros vão disputar o Campeonato Pan-Americano, em Curitiba, e quero estar entre eles", afirma a santista, que integra a equipe Scott/ Fadenp/ Marcondes César/ São José dos Campos, líder do ranking nacional.

Apesar do otimismo e esperança, Carla demonstra uma certa preocupação para o Torneio de Verão. Segundo ela, a falta de ritmo característica de um início de temporada representa um forte obstáculo a ser superado.

"Os treinamentos de base que são feitos nestas primeiras semanas do ano enfocam mais a parte da resistência. Desta forma, a velocidade ainda não é a ideal e é difícil estar 100% nos tiros, arrancadas e sprints de uma prova. O jeito é fazer uso da raça, garra e experiência", explica.

Quase sempre presente - De 19 edições do Torneio de Verão, Carla contabiliza que já participou em 13 oportunidades. Segundo ela, a cada presença foi possível perceber o aumento do número de atletas e a crescente melhora do nível técnico da competição.

"É um evento que dá gosto de disputar. As provas são muito organizadas, passando por diversas cidades da Baixada Santista, e a credibilidade pode ser vista pela quantidade de ciclistas de todo o Brasil que vêm participar", argumenta.

A santista Carla Gardenal tem um dos mais destacados currículos do ciclismo nacional. Entre os vários triunfos estão 13 títulos brasileiros, distribuídos em velocidade, perseguição individual, resistência e contra-relógio, além de uma medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos de 2002.

Programação - O 20º Torneio de Verão de Ciclismo tem início nesta quarta-feira, dia 15, com a etapa de Praia Grande, na Via Expressa. Na quinta-feira, a competição vai para Cubatão, na Avenida Beira-Mar, no Casqueiro. No dia 17, sexta-feira, será realizada a etapa do Guarujá, no Guaiúba. Já no sábado, é a vez de Itanhaém sediar o evento pela primeira vez, com provas no no Centro Histórico. A final será no domingo em Santos, na Avenida Mário Covas (Portuária).

Foto - Carla Gardenal busca o seu terceiro título na competição (Foto: Ivan Storti / Assessoria Unimonte)
--------------------------------------------------------------------------------


WELLIDO TELES - MTb 45.308
Assessoria de Comunicação e Marketing da Unimonte
Tel.: (13) 3228-2015 / 8133-6422
imprensa@unimonte.br
Visite: www.unimonte.br