T

OUR DE SANTA CATARINA


Nicácio próximo do título


Etapa de Mafra a Joinville será decisiva para apontar o virtual campeão da disputa


ANTÔNIO TOMAZ
ENVIADO ESPECIAL/MAFRA

Faltando duas etapas para o fim da 20ª edição do Tour de Santa Catarina, o líder geral da competição Pedro Nicácio pode confirmar o título na chegada, hoje, em Joinville. Apesar da vitória do paranaense Nilceu Santos na etapa de ontem, entre Porto união e Mafra, Pedro manteve a liderança da competição e diferença de 1min17s para o segundo colocado Renato Seabra, da Blumenau/DatarRo/Pinarello. Somente um desempenho ruim nos 120 quilômetros entre Mafra e Joinville poderá tirar o campeonato das mãos de Nicácio.

Como a última etapa entre Joinville e São Francisco do Sul é muito equilibrada, o percurso de hoje deverá confirmar o título para Pedro Nicácio. A boa distância no tempo para o adversário direto na luta pelo título não faz Nicácio cantar a vitória antes da hora. "Ainda não tem nada ganho e estamos trabalhando para manter o resultado. Estou contando com o apoio da equipe e isso é muito importante", explica o mineiro de 25 anos e vice-campeão da competição no ano passado.
O diretor da equipe Scott, José Monteiro está disposto a abrir mão das camisas de líder do prêmio meta volante e da categoria sub-23 em troca do título geral para Pedro Nicácio. "Vamos lutar para fazer o campeão da competição, se precisar partir para o sacrifício, vamos partir", afirmou. O vencedor da etapa de ontem, Nilceu Santos está na frente na briga pela meta volante. A sub-23 é liderada por Magno Nazaret.

Na etapa de ontem, o mais longo trajeto da 20ª edição do Tour foi marcada por muito equilíbrio nos metros finais da prova. A equipe Scott/Marcondes César/ Fadenp/SJC usou a mesma estratégia da chegada em Porto União. Deixou outros ciclistas se revezarem na ponta até os 10 quilometros finais da etapa, quando partiu para o ataque e lançou o velocista Nilceu para conquistar novamente o lugar mais alto no pódio.

Nos 20 quilômetros finais a diferença foi diminuindo e todos os ciclistas ficaram juntos no pelotão. "Este percurso é muito parecido com o de Cascavel, cidade onde eu treino e para qual dedico esta vitória", comemorou Nilceu. No entanto, o único ciclista a vencer mais de três etapas afirmou não ter interesse em brigar pelo título. "A diferença é muito grande e temos na equipe um atleta liderando. Vamos trabalhar para o Pedro ser o campeão", explicou.

antonio.tomaz@an.com.br