Atleta da Scott ganha estágio na Suíça

Débora Gerhard vai aprimorar técnica no maior centro mundial da modalidade

Alessandra Jorge
Especial para ValeParaibano

A ciclista Débora Gerhard, da equipe Scott/Marcondes César/Fadenp, de São José dos Campos, chega hoje a Suíça para um estágio de um mês na UCI (União Ciclística Internacional), considerado o maior centro mundial de treinamento de ciclismo.

Ao contrário do cruzeirense Breno Sidoti, que se transferiu do time joseense definitivamente para uma equipe italiana, visando melhorar seu rendimento, Débora utilizará toda a estrutura da UCI, participará de várias provas e treinamentos de pista mas retorna para competir por São José e pelo Brasil ainda nesta temporada.

CONQUISTA - O estágio no exterior foi uma conquista da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), que decidiu dar a vaga para a ciclista de São José como parte de um projeto para aprimorar a técnica dos novos talentos do ciclismo nacional, visando os Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.

"Estou bastante orgulhosa e muito satisfeita por ter sido escolhida para participar desse estágio. É o início de um trabalho visando o Pan-Americano de 2007 no Rio e vou tentar aproveitar ao máximo", disse Débora, antes de embarcar.

A ciclista foi escolhida por estar em uma ótima fase e também pela pouca idade. Débora, que é do Rio Grande do Sul, tem apenas 20 anos e compete pela equipe Scott/Marcondes César/Fadenp desde 2003, quando tinha apenas 16 anos.

MERECIMENTO - "O ciclismo feminino de nossa cidade já estava merecendo um reconhecimento pelos ótimos resultados nos últimos anos. A CBC vem fazendo nos últimos anos um trabalho muito bom para o futuro e tenho certeza que vamos colher ótimos resultados no Pan-Americano de 2007", disse o técnico da Scott/Marcondes César/Fadenp, José Carlos Monteiro, o Carlinhos, lembrando que o time feminino da cidade é tricampeão dos Jogos Abertos da Juventude.

MAIS ATLETAS - Segundo o técnico de São José, mais quatro atletas da equipe farão o estágio na UCI até abril.

"O Magno Prado também recebeu o convite para ir agora em fevereiro, mas estamos tentando mudar essa data por causa do nosso calendário. Os outros três atletas que receberão os convites ainda não foram definidos."

VOLTA - Com retorno previsto para 5 de março, Débora chega a tempo de reforçar a equipe que irá disputar a Volta de São Paulo (19 a 26 de março) e a Volta do Estado do Rio (largada 14 de abril).

RESULTADO - Desde 1996 à frente do ciclismo de São José, o técnico Carlinhos comemora os resultados que começaram a ser vistos a partir de 2001. Hoje, a equipe é composta por 14 atletas no masculino e quatro no feminino.

Para esse ano, Carlinhos tem um projeto de formação de categoria de base com atletas de até 18 anos.

"Todo o equipamento (óculos, bicicleta) será trocado na próxima semana e nós vamos disponibilizar para atletas de até 18 anos. Todos estão novos e podem ajudar quem está começando".

PREPARAÇÃO - O técnico disse que a equipe está em fase de polimento e, por isso, não participará da 1ª Etapa do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo, que acontece hoje em São José dos Campos (leia texto nesta página).

Divulgação

Clique para ver imagem ampliada