24/09/2004

BIKE. Jornal Valeparaibano: Pedal que vale ouro

'Ciclismo 100%' assegura dois títulos; na tabela, São José se prepara para dar o bote em São Bernardo no penúltimo dia dos Jogos Abertos de Barretos
Márcia de Faria

O ciclismo de São José dos Campos encerrou ontem sua participação nos Jogos Abertos de Barretos com 100% de aproveitamento, abocanhando os dois títulos do torneio.

Depois das meninas, anteontem, faturarem o bicampeonato, ontem foi dia do time masculino conquistar a cobiçada e inédita medalha de ouro.

O título da equipe foi o terceiro de São José em Barretos. Além do ciclismo, o vôlei de praia masculino também trouxe a medalha dourada para a cidade.

Pódio - Os recentes resultados permitem a São José continuar sonhando em manter a terceira colocação geral dos Abertos. Até ontem, a cidade ocupava a quarta posição, com 129 pontos, atrás de São Caetano (193), Santos (152) e São Bernardo (138).

"Amanhã (hoje), se os organizadores computarem os pontos do ciclismo e da bocha, deveremos ficar a apenas um ponto de São Bernardo. Caso também somem os pontos do xadrez feminino (que terminaria ontem à noite), já deveremos passar São Bernardo", disse Dalvi Rosa Moreira, secretário de Esportes de São José.

Segundo o dirigente, a definição da terceira colocação --já que São Caetano e Santos devem manter a dianteira-- deverá sair hoje, nas disputas da capoeira e do boxe.

"Nós estamos na capoeira masculina e na feminina e não estamos no boxe. Em contrapartida, São Bernardo está no boxe e não na capoeira. Esse detalhe deve definir a terceira posição", disse Moreira, lembrando, ainda, que São José disputa hoje a final do xadrez masculino e as semifinais do futsal da 1ª divisão e do basquete masculino e feminino sub-21. Enquanto isso, São Bernardo ainda compete com o basquete masculino e feminino da 1ª divisão e com o futsal sub-21.

"Vamos aguardar os resultados, pois a disputa está muito equilibrada", disse o secretário, que não quer cantar vitória antes do tempo.

Campeões - Se a cidade ainda não pode comemorar no geral, ao menos no ciclismo a festa está completa.

"Dever cumprido." Assim o técnico de São José, José Carlos Monteiro, o Carlinhos, definiu o resultado da modalidade nos Abertos.

Se no feminino a vitória sobre São Caetano foi apertada, por apenas dois pontos, no masculino a tranqüilidade foi maior. São José terminou a competição com 44 pontos, seguida por São Caetano (32), Suzano (18), São Bernardo (18) e Santos (14).

"Ontem, na prova de resistência, Suzano fez o primeiro e o terceiro lugares, respectivamente com o Daniel Soeiro e o Jean Morovsky. Isso foi bom para nós, pois Suzano tirou a terceira colocação de São Bernardo, já que o primeiro critério de desempate é a vitória", disse Carlinhos, ressaltando que a modalidade, além de somar a pontuação máxima, ainda derrubou um concorrente direto.

Realização - Campeão dos Abertos pela primeira vez com o time masculino, Carlinhos disse que o resultado foi a realização de um sonho.

"Para mim é uma realização pessoal. Estamos batalhando por este título desde 1997. Agora posso até parar de ser técnico e fazer outra coisa", brincou o treinador, para logo ressaltar que não pensa em aposentadoria. "Ainda tenho muito chão no ciclismo", disse o campeão.

por Márcia de Faria