De bike nova, Carla Gardenal busca o título da Prova Ciclística 9 de Julho

 
   

Carla vai para a prova embalada pela conquista de bons resultados neste semestre (Foto: Divulgação)

Atleta santista, uma das mais experientes do País, vai lutar pelo bicampeonato da disputa

Pedalar sempre no limite. Este é o plano da ciclista Carla Gardenal (Unimonte) para lutar pelo título da tradicional Prova Ciclística Internacional 9 de Julho, que será realizada neste sábado (09), em sua 62ª edição, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Campeã em 93, a atleta de Santos sabe que precisará fazer força o tempo todo para superar suas rivais e lutar pelo bicampeonato da elite feminina, que contará com percurso de 32 quilômetros, num total de oito voltas pelo circuito. "É uma prova muito veloz, rápida, e o único jeito de se dar bem é tentando pedalar forte sempre, para não se distanciar do pelotão principal", comenta Carla, que integrante da equipe Scott/ Fadenp/ Marcondes César/ SJ dos Campos e tem apoio particular da Unimonte.

Segundo ela, é preciso também tomar muito cuidado com um trecho em especial do autódromo de Interlagos. "A última curva (que leva para os boxes) é uma grande subida e a parte mais complicada. Geralmente é ali que a disputa se decide. É o ponto fatal, de maior desgaste", explica a ciclista, que acumula 12 títulos nacionais, entre velocidade, resistência e contra-relógio, além de um bronze nos Jogos Sul-Americanos de 2002.

Além da empolgação natural por fazer parte de uma prova tão especial do ciclismo, Carla também demonstra ansiedade para estrear a sua nova bike de competição, fornecida por sua equipe.

Vale lembrar que a antiga bicicleta foi roubada no início de junho enquanto ela fazia um treino no Centro de Santos. "Meu novo equipamento é idêntico ao anterior e, por isso, nem foi preciso um período de adaptação. A única diferença é a cor, que de prateada passou para vermelha. Estou muito feliz e espero que o batismo dela seja com uma vitória", comenta a atleta, de 30 anos de idade, que vem embalada pela conquista de bons resultados nos últimos meses.

Em junho, Carla faturou três medalhas, sendo duas de ouro e uma de prata, na 2ª etapa do Campeonato Paulista de Pista e, dias depois, ganhou um bronze no Campeonato Brasileiro de Contra-Relógio Individual, tendo contato de perto com inúmeras atletas que encontrará neste sábado, na Prova 9 de Julho. "Gente forte vai competir, mas estou confiante porque o ano tem sido muito bom para mim. Não tenho do reclamar. Em quase todas as competições em que estive, conquistei pelo menos um lugar no pódio, o que não é fácil", revela a ciclista, que está cheia de compromissos para o segundo semestre.

Agenda - Já em agosto, Carla Gardenal disputará a 3ª e decisiva etapa do Campeonato Paulista de Pista, tendo grandes chances de levar o título nas provas de perseguição individual e por pontos. No final de outubro, ela tem mais duas importantes competições. Primeiro defende São José dos Campos, a cidade de sua equipe, nos Jogos Abertos do Interior, em Botucatu, para depois lutar pela conquista do Campeonato Brasileiro de Pista. Por fim, em dezembro, a ciclista encara os 800 km do 3º Extra Distance. "Vou continuar treinando muito para tentar triunfos em todas estas disputas", afirma a experiente Carla.

A equipe Fadenp São José dos Campos tem o patrocínio de Scott, Construtora Marcondes César, Dádiva Distribuidora, fios Amni, tecidos Elastex, aros e rodas Rad, suplementos Integralmédica, isotônicos Gatorade, racks Thule, capacetes Laser, óculos Bollé, Ciclovece, restaurante Gramado.

Colaboração:

Wellido Teles
Assessoria de Imprensa da Unimonte
Tel.: (13) 8133-6422