Gazeta Esportiva: Nilceu abre mão do bi pela equipe

Tentar o bicampeonato consecutivo da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho ou garantir o título para a equipe? Para o experiente Nilceu Aparecido do Santos a dúvida era inexistente e contribuir para a vitória do companheiro Roberson Figueiredo Silva foi uma decisão fácil.

'Não fui fominha, fiz o trabalho de equipe', resume o ciclista, que faturou a primeira colocação da prova na temporada anterior e hoje terminou em terceiro. A estratégia em equipe foi estabelecida nos últimos metros da prova, tudo para evitar que a vitória ficasse com Armando Reis Camargo Filho, atleta de São Caetano do Sul, que compete pela Memorial/Santos.

Faltando cerca de 300 metros para a linha de chegada, Nilceu vinha na frente com Roberson colado em sua roda, mas Camargo ameaçava a liderança. Foi então que o ex-campeão decidiu acelerar dando chance ao companheiro, especialista em sprints finais, que estava mais 'inteiro' no final da prova.

'Se ele não arranca, eu não ia conseguir vencer', garante Roberson, contando com o aval do parceiro de equipe. 'Se não partisse alí, o ciclista de São Caetano é quem iria vencer e achei mais importante assegurar a vitória para a equipe'.

Apesar de ver frustrados os planos do bicampeonato, para o qual treinou especificamente nos últimos dois meses, Nilceu garante que não há arrependimento. 'Foi um espetáculo. Robinho está ciente que eu ajudei ele a conquistar o título. Estou muito feliz porque conseguimos colocar a equipe no pódio'.

Mesmo sem o segundo título consecutivo na mais tradicional prova ciclística de São Paulo, Nilceu, que também venceu a corrida em 2001, não reclama da temporada. 'Consegui várias vitórias esse ano', afirma o atleta, que em 2005 faturou a Copa América, foi primeiro colocado na etapa de abertura da Volta de São Paulo e terminou em segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Resistência, realizado no mês passado, em Ribeirão Preto (SP).

No segundo semestre, Nilceu disputa com a equipe os Jogos Regionais, em Caraguatatuba (SP) e o Meeting Internacional de Goiânia. Nesta prova, ele defende o título conquistado no ano passado.

fonte: www.gazetaesportiva.net - Marta Teixeira