Gazeta Esportiva: Em equipe, ex-adversário garante título para Roberson

Depois de uma longa espera, o curitibano Roberson Figueiredo Silva finalmente conquistou o título da Corrida Ciclística Internacional 9 de Julho. Disputada na manhã deste sábado, no Autódromo Jose Carlos Pace, em Interlagos, a prova teve Armando Reis Camargo na segunda colocação, seguido pelo campeão de 2004, Nilceu Aparecido dos Santos.

A vitória de Roberson veio apenas nos últimos metros do percurso de 20 voltas e graças ao trabalho de equipe com Nilceu. 'Sozinho jamais teria vencido', admite o ciclista, que também lançou mão de seu maior trunfo, o sprint, para bater Camargo. 'Nos últimos 300 metros senti que estava muito bem', recorda.

A 62ª edição da 9 de Julho foi marcada por uma disputa intensa desde a largada e praticamente não houve oportunidade de fugas na pista. Apenas nas oito últimas voltas, os ciclistas da equipe Scott/Marcondes/Fadenp conseguiram consolidar a liderança, com seus atletas revezando-se na primera colocação.

Para Roberson, a situação do argentino Eddie Cisneros, vice-campeão da Copa América, provou a necessidade de uma estratégia conjunta para obter o título. 'Ele estava sozinho aqui e não teve nenhuma chance', explica o atleta, que realizou um desejo acalentado em mais de dez participações na prova. 'Vencer a 9 de Julho é o sonho de qualquer atleta', destaca.

No ano passado, Roberson terminou a prova em segundo, justamente atrás daquele que hoje lhe garantiu a conquista. 'A gente sempre foi concorrente. Ele era meu primeiro adversário e acho que eu era o dele. Até no momento inicial (em que foram para a mesma equipe), achei que ia ser difícil. Mas a gente se deu bem'. Na opinião de Roberson, a consciência prevaleceu nesta manhã. 'É a união que a gente tem, não houve individualismo. Hoje sou eu, amanhã é ele'.

Feminino - Entre as mulheres, a decisão também foi emocionante, mas Luciene Ferreira da Silva levou a melhor. A segunda colocação ficou com a experiente Carla Gardenal, seguida por Valquiria Bento Pardial.

fonte: www.gazetaesportiva.net - Marta Teixeira