9 de Julho: Figueredo e Luciene Silva venceram

  Marcelo Ferrelli/Gazeta Press  
   
  Roberson Figueredo foi o mais rápido no “sprint” final da Prova 9 de Julho 2005  
 

Os dois ciclistas garantiram o primeiro lugar nos últimos metros

Um paranaense e uma sul-mato-grossense garantiram os títulos da 62ª Prova Internacional 9 de Julho, uma das principais competições ciclísticas do país, realizada na manhã deste sábado 9 de julho, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

ROBERSON FIGUEREDO, da equipe Scott/ Marcondes César/ Fadenp/ São José dos Campos, garantiu o título na Elite masculina ao completar as 20 voltas no circuito em 1 hora 59 minutos e 7 segundos, enquanto LUCIENE, da CESC/ Dádiva/ Levorin/ Nossa Caixa/ Rede Plaza/ São Caetano, cumpriu as sete voltas do Elite feminino em 1h 1m 56s.

Ao todo, as duas categorias reuniram cerca de 250 ciclistas.

“Realizei um sonho. Desde que comecei no ciclismo, há 15 anos, vencer a 9 de Julho era um objetivo. Fiquei perto no ano passado, mas o Nilceu tirou minha alegria no final. Desta vez, se não fosse ele, não conseguiria a vitória”, declarou o paranaense ROBERSON FIGUEREDO, o Robinho, atual campeão brasileiro de Resistência.

“Essa conquista é fruto de trabalho de equipe. É dessa forma que o ciclismo funciona, pensando no coletivo”, completou.

O agradecimento aos companheiros de equipe é mais do que justificado.

Afinal, a prova foi quase toda disputada com o pelotão bem compacto e anulando as tentativas de fuga.

Na última volta, a equipe Scott montou o esquema para seus atletas de sprint, NILCEU, ROBINHO e JEAN COLOCA.

A tática funcionou bem e ROBINHO conseguiu o topo do pódio.

“Só tive certeza nos últimos 300 metros. Se o Nilceu não puxa no final, eu não conseguiria vencer”, explicou o atleta de 32 anos e que chegou na equipe nesta temporada.

No feminino, a disputa também foi acirrada. LuCIENE SILVA e CARLA GARDENAL disputaram a ponta a cada volta, sendo que no final a sul-mato-grossense, vice-campeã brasileira de Resistência e Contra-Relógio levou a melhor.

“Foi muito duro, especialmente pelo número de voltas. Além disso, o duelo com a Carla exigiu bastante, mas também deu emoção. Estranhei um pouco a temperatura baixa, mas acabei e acostumando”, declarou a ciclista, de 20 anos, oito deles dedicados ao esporte, natural de Coxim, no Mato Grosso do Sul.

Agora, ela vai se preparar para as demais provas da temporada, especialmente a Copa da República, em dezembro, e a defesa do título nacional de pista.

“Ganhei o Brasileiro no ano passado e vou tentar repetir o feito em 2005. Mas a meta é consegui marcar pontos no ranking nacional nas provas que vem por ai”, finalizou.

Confira as classificações

Elite masculina:
1º Roberson Figueredo (Scott/SJ Campos) 1h 50m 07s
2º Armando Camargo (Memorial/Santos) MT
3º Nilceu Aparecido dos Santos (Scott/SJ Campos) MT
4º Fabiele Mota (Team Américas/Salto) MT
5º Magno do Prado (Dádiva/São Caetano) MT

Elite feminina
1ª Luciene da Silva (Dádiva/São Caetano) 1h 1m 56s
2ª Carla Gardenal (Scott/SJ Campos)
3ª Valquíria Pardial (Team Américas/Salto)
4ª Patrícia Moreira (Memorial/Santos)
5ª Camila Pinheiro (Ribeirão Preto/Nossa Caixa)


Com a colaboração de Marcelo Eduardo Braga

A equipe Fadenp São José dos Campos tem o patrocínio de Scott, Construtora Marcondes César, Dádiva Distribuidora, fios Amni, tecidos Elastex, aros e rodas Rad, suplementos Integralmédica, isotônicos Gatorade, racks Thule, capacetes Laser, óculos Bollé, Ciclovece, restaurante Gramado.
Elite masculina: