17/03/2005

BIKE. May, Nilceu e Sidoti convocados pela seleção brasileira. Globo transmite ao vivo

Dez equipes de nove países vão disputar a 1ª Copa Pan-Americana de Ciclismo, no próximo domingo, dia 20 de março. A prova abre o calendário de eventos preparatórios para o Rio-2007 e será disputada no Aterro do Flamengo, capital carioca, no mesmo circuito de 3,1 km que receberá o ciclismo de estrada dos Jogos Pan-Americano de 2007. Serão 14 voltas no circuito, num total de 44 km.

Estão inscritos atletas da Argentina, Chile, Costa Rica, Cuba, México, Peru, Porto Rico e Venezuela e mais duas do Brasil: a elite e outra da sub-23.

Para a equipe de elite do Brasil, foram convocados os atletas da equipe Scott/Marcondes César/Fadenp, Márcio May e Nilceu Aparecido, André Luiz Grizante da Extra/Suzano e Pedro Nicácio DataRo/Blumenau. Experiente em provas internacionais com participação em três Olimpíadas, Márcio May conhece bem a cidade, onde é o atual campeão da Volta do Rio.

Já pela sub-23, talentos que são figurinhas carimbada da elite, participam os atletas Breno Sidoti da Scott, Renato Ruiz da Extra (atual campeão Brasileiro de Resistência), Mac Donald Trindade e Magno do Prado Nazaret.

"Será uma prova muito rápida e de alto índice técnico. O atleta tem que estar muito atento porque não pode haver erro. Quem errar não terá tempo para se recuperar", afirma Renato Ruiz.

As duas equipes brasileiras estão sendo preparadas para o novo ciclo olímpico, pós Atenas-2004, que engloba os Jogos Pan-americanos Rio 2007 e os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Por isso, a Copa Pan-americana ganha ainda mais importância. "Acho muito importante competir no mesmo local onde será disputada a prova no Pan.

Para o técnico da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Mauro Ribeiro, que comandará a equipe elite na prova, as duas equipes brasileiras têm boas chances para vencer. "Eu diria que a equipe elite tem mais chances pela experiência. Mas acredito que os oito atletas convocados têm capacidade de vencer", disse o treinador, comemorando o bom momento vivido pelo ciclismo nacional.

"O ciclismo está passando por uma revolução. Com o trabalho da CBC estamos vendo surgir uma geração de atletas com muito talento. Hoje nosso pelotão de elite dobrou de tamanho. É só dar prosseguimento ao trabalho para que os resultados se concretizem", completou Mauro.

Vários itens importantes de organização serão testados durante a prova, como, por exemplo, a participação de 160 voluntários.

A 1ª Copa Pan-Americana de Ciclismo é organizada pelo Comitê Organizador dos Jogos (CO-Rio), em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo e o governo do Rio de Janeiro e terá transmissão ao vivo pela Tv Globo no Esporte Espetacular a partir das 9:30hs.