11/01/2005 Nilceu 'atropela'na estréia

Ciclista da Scott/Marcondes César/Fadenp, de São José dos Campos, surpreende no final e conquista a Copa América; no feminino, joseense é vice
Jornal Vale Paraibano


"Não poderia ter sido melhor. Ganhei pela minha nova equipe já na primeira competição."

A frase acima é de um dos três mais novos contratados do time de ciclismo da Scott/Marcondes César/Fadenp, de São José dos Campos. No domingo, em sua primeira prova com a camisa joseense, Nilceu Aparecido dos Santos, o "The Flash", conquistou o título da 5ª Copa América de Ciclismo, disputada no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Para completar a festa da Scott, Débora Gerhard conquistou o bi-vice-campeonato no feminina, colocando novamente a cidade no pódio.

Nilceu, que trocou a equipe Memorial/Santos pela Scott em dezembro, junto com outra estrela da modalidade, o olímpico Márcio May, não esqueceu de agradecer ao antigo time.

"Sou muito grato ao tempo em que fiquei na Memorial, mas minha mudança para São José dos Campos teve como objetivo abrir novos horizontes."
EMOÇÃO - Em uma prova de tiro curto, com apenas 40 quilômetros de percurso (o que é pouco para uma modalidade como o ciclismo), não faltou emoção na Copa América. Acidente, competição acirrada e a vitória de Nilceu definida nos metros finais fizeram com que o sucesso do evento fosse completo.
Para se ter uma idéia da dificuldade para os velocistas, o vencedor foi definido apenas na fotografia da chegada. Nilceu concluiu as oito voltas do circuito em 45min52s. A segunda colocação ficou para o argentino Cristian Leon (Monti), com o mesmo tempo.
ACIDENTE - Na prova masculina, a situação ficou muito confusa depois de um acidente na segunda volta envolvendo vários ciclistas.
Um atleta que sofreu com a queda foi Márcio May, que também estreava pela Scott. "Eu estava no meio do pelotão e virou uma bola de neve. Até consegui frear, mas outros que vinham atrás acabaram batendo na minha bicicleta", contou Márcio, que sofreu apenas ferimentos leves. "Estou só com o joelho ralado, mas nada de grave. Hoje (ontem) mesmo já treinei", disse o atleta, lembrando que a equipe já está pensando na próxima competição nacional, a Volta do Estado de São Paulo, que começará no próximo domingo.
LÍDERES - No final, vários atletas se revezaram na liderança, até que o argentino Cristian Leon disparou no último quilômetro, seguido de perto por Marcos Novello (São Lucas/ Mônaco/ SAP/Flamengo).
O que a dupla não contava é com o sprint final de Nilceu, que veio de trás e ultrapassou Leon praticamente na linha de chegada. "Sempre decido o melhor momento de atacar no final. Estou bem preparado e a chegada sempre foi o meu forte", disse o vencedor.

"Não tinha mais forças", justificou o argentino, segundo colocado.
FEMININO - Correndo apenas com o apoio da colega de equipe Carla Gardenal, a velocista Débora Gerhard, da Scott, novamente conseguiu subir ao pódio da Copa América na segunda colocação.
Já família Fernandes começa a estabelecer uma tradição na prova. Janildes e a prima Uênia, ambas da equipe Cairu, já tinham vencido a prova. Faltava a irmã de Janildes, Clemilda, conquistar o título, o que aconteceu no domingo. Janildes foi a terceira colocada.

"Não tinha jeito de ser melhor. Sabíamos da responsabilidade que tínhamos no masculino e graças à Deus deu tudo certo. No feminino, a Carla e a Débora fizeram um trabalho excelente, contra a equipe Cairu, que tinha cinco atletas", afirmou José Carlos Monteiro, o Carlinhos, técnico da Scott/Marcondes César/Fadenp.