Nilceu dos Santos vence a VI Copa América de Ciclismo

José Idalgo/ZDL

Nilceu venceu por uma roda de diferença

    O paranaense Nilceu Aparecido dos Santos e a goiana Clemilda Fernandes conquistaram neste domingo o bicampeonato da Copa América de Ciclismo, disputada no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. A competição, que abriu a temporada de 2006, contou com a participação de 626 ciclistas no total, divididos em 12 categorias.

    Nilceu conquistou o bicampeonato novamente com um sprint sensacional. Na reta de chegada, enquanto os ciclistas se aglomeravam pelo meio da pista, o velocista partiu por fora, pela esquerda, para a vitória. “Minha estrela brilha aqui em Interlagos”, disse o “The Flash”, apelido ganho por causa de seu sprint. “Houve muitas fugas na segunda metade da prova e cheguei a ficar indeciso sobre o que fazer, se teria de sair para buscá-los. Mas soube ter paciência para ficar bem posicionado para o arranque.”

    Esta foi a quarta vitória do sprintista no circuito. Fora os dois títulos da Copa América, o primeiro foi o ano passado, ele já havia ganhado a Prova 9 de Julho e o Desafio Extra de Fórmula 1 em 2004. Todos com a ajuda do forte elenco da equipe de São José dos Campos. “Temos uma estrutura muito boa, o que é essencial. Foi o trabalho deles que ajudou a acabar com as fugas durante a prova”, disse. O plano do time agora é tentar disputar mais competições no continente sul-americano.

    O técnico José Carlos Monteiro, o Carlinhos, disse que a vitória de Nilceu foi fruto de um trabalho bem feito. “O Nilceu treinou os últimos 60 dias para ganhar o bicampeonato e tudo deu certo. Só se algum acidente atrapalhasse o desempenho, coisa que não aconteceu”, disse o treinador. “Foi um ótimo início de temporada. Estamos com uma equipe forte, que tem tudo para crescer ainda mais.”

    Líder do ranking nacional por equipe, o time de São José dos Campos tem ainda sete entre os dez primeiros colocados, incluindo o catarinense Márcio May, que ocupa a primeira posição. “Temos um trabalho de quase dez anos no ciclismo e estamos aproveitando os frutos agora. Perdemos o Breno Sidoti para a Itália, mas contratamos o Pedro Nicácio e Magno do Prado, dois atletas de imenso potencial.”

    O brasiliense Rodrigo de Melo Brito, o Morcegão, também comemorou bastante o vice-campeonato da Copa América. Estreante na equipe Sundown/Nossa Caixa/São Caetano, ele lutou até o fim e foi superado por apenas uma roda pelo vencedor. “No sprint, temos de acreditar até o fim. Não podemos deixar de fazer força”, comentou o atleta, que defendia a Extra/Suzano. “A minha equipe mostrou muito potencial. Não fizemos nenhum treino em conjunto, mas todos os atletas corresponderam. Ocorreram alguns erros que serão, certamente, corrigidos com o maior entrosamento.”

Classificação Elite Masculina

1.- Nilceu Aparecido dos Santos (Scott/Marcondes Cesar/São José dos Campos), 45min25seg, percurso de 34.472 m (8 voltas), média de 45,541 km/h
2.- Rodrigo Brito (Sundown/Nossa Caixa/São Caetano), mesmo tempo
3.- Hector Figueiras (Sundown/Nossa Caixa/São Caetano), mesmo tempo
4.- Roberson Figueiredo (Scott/Marcondes César/São José dos Campos), mesmo tempo
5.- Fabiele Motta (São Lucas Saúde/Americana), mesmo tempo
6.- Willian Araújo (Prociclo), mesmo tempo
7.- Juan Torres (Chile), mesmo tempo
8.- Armando Camargo (Memorial/Giant/Santos), mesmo tempo
9.- Carlos França (Peels Capacetes/Nossa Caixa/Iracemápolis), mesmo tempo
10.- Francisco Chamorro (Sundown/Nossa Caixa/São Caetano), mesmo tempo

    Com a colaboração: Giancarlo Giampietro/ZDL.