W

09/01/2005 Pela consagração


Com o melhor elenco do país, equipe de São José é uma das favoritas ao título da Copa América de Ciclismo. Prova reúne destaques do Brasil e do exterior
São José dos Campos
A Scott/Marcondes César/Fadenp, de São José dos Campos, terá hoje a primeira oportunidade do ano para provar na prática o que a teoria já constatou: é a melhor equipe de ciclismo do Brasil na atualidade.

"Temos o favoritismo, mas só na pista vamos poder confirmar isso. Não podemos esquecer que a Copa América é uma competição e que outras equipes também estão fortes e muito bem preparadas", disse o técnico do time joseense, José Carlos Monteiro, o Carlinhos.

Com a participação dos melhores ciclistas do Brasil e convidados da Argentina, Uruguai, Portugal e Estados Unidos, a quinta edição da Copa América abre neste domingo o calendário de 2005 do ciclismo brasileiro. A prova será disputada no circuito do autódromo internacional José Carlos Pace, em Interlagos, a partir das 8 horas.
SPRINT - Velocidade é a palavra-chave para a vitória na Copa América. Em uma prova de apenas 40 quilômetros, quem tiver mais 'fôlego' deve levantar o caneco de campeão.
Se as surpresas raramente acontecem em provas rápidas --dificilmente as equipes permitem alguma fuga do pelotão principal--, a expectativa é que a decisão do título aconteça apenas no sprint final, que reúne os atletas mais rápidos do esporte.

Além dos estrangeiros convidados, pelo menos nove ciclistas entrarão na prova para brigar pela vitória nos últimos metros do circuito paulistano.

Os principais favoritos são o paranaense Nilceu Aparecido dos Santos, da Scott, vencedor de várias provas rápidas em 2004, e o paulista André Grizante, líder do ranking brasileiro, que defende a equipe Extra/Suzano.

O grupo de sprintistas conta ainda com Jean Coloca e Roberson Figueiredo, o Robinho, ambos da Scott; Armando Camargo, Daniel Rogelin, Antônio Nascimento e o argentino Jorge Giacinti, todos da Memorial/Santos; e Rodrigo 'Morcegão' de Brito, da Extra/Suzano.

"Todas as equipes contam com mais de um sprintista e, geralmente, na reunião feita na véspera da prova decidimos quem está melhor e para quem o grupo vai trabalhar durante a competição", explicou o técnico Carlinhos. "Nós vamos com três velocistas, todos experientes e em condições de lutar pela vitória. A prova promete ser emocionante."
CAMPEÕES - Em 2004, os vencedores da prova foram o uruguaio Alem Rayes e a brasileira Uênia Fernandes.


A TV Globo transmite a prova da elite masculina ao vivo, a partir das 10 horas, dentro do Esporte Espetacular.