28/03/2005

Revista Época. Esporte: Correndo para o Pan
Atleta de São Paulo vence por apenas 1 segundo de diferença a Copa de Ciclismo do Rio

Deu Brasil na primeira prova preparatória do Pan 2007. O paulista de Cruzeiro Breno Sidoti venceu por apenas 1 segundo de diferença a Copa de Ciclismo disputada no Rio de Janeiro, no domingo 20, entre competidores de oito países das Américas. Breno, que ano passado tinha ficado em sétimo, comemorou a vitória como um presente de aniversário: ele fez 22 anos cinco dias antes da competição. ''Antes havia batido na trave, mas agora cheguei lá. É o resultado mais importante da minha carreira'', disse, no dia seguinte à vitória, quando ainda colhia os louros numa maratona de entrevistas.

A prova disputada no domingo serve como uma preparação para as seleções que vão disputar o Pan e para os organizadores do evento. O número de participantes foi menor que o normal - 35 atletas, contra 120 em média de uma competição-padrão - porque a seleção foi mais rigorosa. Com isso, a prova deste ano foi mais difícil. ''No último Pan, em Santo Domingo, fiquei em sétimo. Desde aquela época eu estou com a cabeça no Pan do Rio'', conta Breno. No torneio, a prova terá 200 ciclistas.

Para fazer bonito no Brasil, Breno vem treinando durante quatro horas por dia. Ele iniciou os exercícios aos 12 anos para acompanhar os dois irmãos mais velhos, que praticavam o esporte. Não demorou para que o caçula passasse a correr mais que os maiores. ''Eles começaram e não puderam seguir nas competições por causa da idade. Se não fossem eles, eu teria ido jogar futebol como todos os garotos'', brinca o ciclista, hoje com vitórias importantes no currículo, como a medalha de ouro na Copa Sub-23 no Chile, disputada em janeiro deste ano.

O talento do técnico Mauro Ribeiro foi fundamental para a vitória de Breno. Ribeiro sabia que as principais estrelas da equipe brasileira seriam marcadas de perto pelos adversários e apostou que um nome novo poderia surpreender os adversários. ''Mais importante do que quem iria ganhar era garantir o ouro para o Brasil'', diz ele, explicando sua estratégia. Durante a prova, a marcação das equipes adversárias fez com que os ciclistas brasileiros de elite tivessem um desempenho ruim na prova. O melhor classificado foi Nilceu Aparecido, que terminou em sétimo lugar.

DEDICAÇÃO

Breno é atleta profissional e treina até quatro horas por dia para chegar ao Pan. ''Agora, cheguei lá. É o resultado mais importante da minha carreira'' BRENO SIDOTI, vencedor da Copa de Ciclismo.

PEDALADAS RUMO AO PAN

A prova vencida por Breno foi disputada por 35 atletas com nível de seleção

O Brasil quer chegar ao Pan de 2007 com 40 ciclistas de alta qualificação

A diferença entre o primeiro, o segundo e o terceiro colocados foi de apenas 1 segundo

por NELITO FERNANDES

fonte www.scott.com.br