05/02/2005 Scott é a líder do ranking das Américas
Time vai a prova no Chile e inicia arrancada internacional
Márcia de Faria
Jornal Vale Paraibano


A equipe Scott/Marcondes César/Fadenp, de São José dos Campos, deu um salto de qualidade em relação aos demais clubes brasileiros. De líder do ranking nacional, desde o ano passado, o time joseense agora também lidera o ranking individual das Américas, com o ciclista Nilceu Aparecido dos Santos.

O ranking das Américas (individual e por país), foi criado este ano pela UCI (União Ciclística Internacional) e vai determinar as vagas do continente para torneios como o Pan-Americano e as Olimpíadas. Até o ano passado, essas vagas eram preenchidas pelo ranking mundial.

"É um momento mágico para o ciclismo de São José e do Brasil. Liderar um ranking que inclui atletas dos Estados Unidos, da Venezuela e da Argentina, que tradicionalmente são fortes, é muito importante para nós", disse o técnico José Carlos Monteiro --o Carlinhos.

PUXANDO A FILA - Nilceu é o líder com 95 pontos, seguido pelo venezuelano Jose Rujano, da equipe Selle-Itália, da Colômbia (88 pontos), e pelo argentino Jorge Giacinti, da Memorial/Santos (73 pontos). No ranking por países, a Venezuela lidera com 300 pontos, seguida pelo Brasil (251) e pela Argentina (239).

CHILE - A ascensão da Scott rendeu ao time um convite da organização da Volta Líder Sul do Chile, que será realizada entre os próximos dias 10 e 20.

"Será nossa primeira participação em uma prova fora do País e vamos tentar ficar entre os cinco melhores. Mas, mais importante que o próprio resultado, será a experiência que vamos adquirir", disse Carlinhos.

A Volta do Chile terá 11 etapas, em um total de 1.700 km. A maior dificuldade dos atletas deverá ser na última etapa, cuja largada será a 300m do nível do mar, com uma difícil subida pela Cordilheira dos Andes, até 2.900m de altitude.

"Essas experiências que precisamos buscar", avisou Carlinhos.

A Scott vai ao Chile com Nilceu dos Santos, Márcio May, Soelito Gohr, Breno Sidoti, Maurício Morandi e Fabrício Morandi.

O apoio para a viagem foi obtido com a Construtora Marcondes César e Secretaria de Esportes de São José.