Scott larga como favorita na Volta de Santa Catarina


Prova é uma das mais importantes do calendário e reúne destaques do Brasil e exterior
Márcia de Faria
São José dos Campos

Um dos mais tradicionais eventos do ciclismo brasileiro, o 19ª Tour de Santa Catarina começa hoje, com a presença das principais equipes brasileiras e algumas estrangeiras, como times do Chile, Paraguai e Argentina. A prova terá, no total, 679,4 quilômetros, divididos em oito dias.

A largada de hoje será na cidade de Braço do Norte, com um prólogo de 2,9km, que vai definir as primeiras colocações para amanhã, na temida e esperada primeira etapa, entre Braço do Norte e São Joaquim, com 111,3km pela íngreme Serra do Rio do Rastro.

"Amanhã (hoje) vamos fazer uma corrida rápida, com ida e volta em uma pista de 1.400 metros, apenas para ver quem ficará com a camisa amarela do líder. O prólogo, na verdade, é uma prova show, para a apresentação das equipes", explicou o técnico José Carlos Monteiro, o Carlinhos, da equipe Scott/Marcondes César/Fadenp, de São José dos Campos.

A 'FERA' - Líder há dois anos consecutivos do ranking nacional por equipes, a Scott é a grande favorita ao título da volta catarinense.

A missão dos oito ciclistas que Carlinhos levou para o Sul é manter o time no topo da lista e deixar os adversários novamente 'comendo poeira'.

"Neste ano, vencemos por equipe todas as voltas internacionais realizadas no Brasil", lembrou o treinador.

No prólogo de hoje, garantir a primeira posição para a etapa de amanhã não será importante para o quesito tempo, já que a diferença entre os primeiros colocados deverá ficar na casa dos segundos. Porém, por outro lado, vestir a camisa amarela logo na estréia é a motivação que todos os atletas vão buscar.

"Queremos essa camisa de líder", afirmou Carlinhos.

Entre os joseenses mais cotados para vestir a camisa amarela hoje estão Breno Sidoti, atual líder individual do ranking brasileiro de elite, e Valcemar Justino.

Segundo o treinador, apesar do ligeiro favoritismo de Breno e Valcemar, os demais ciclistas da Scott (Márcio May, Nilceu Aparecido, Soelito Gohr, Luiz Ferrão e os gêmeos Maurício e Fabrício Morandi) também estão na briga pela ponta. "Nossa estratégia para amanhã (hoje) é cada um dar o máximo de si", disse o técnico.

ADVERSÁRIOS - Contra a Scott estão todos os 152 atletas das demais 21 equipes inscritas para a prova.

"Esta é Volta para a qual as equipes mais se prepararam. Todas vêm muito forte e devem brigar pelo título, como a DataRo/Blumenau, a Avaí/Florianópolis, a Caloi/Suzano e a Memorial/Santos", prevê Carlinhos.

A competição, que integra o calendário da UCI (União Ciclística Internacional), termina dia 7, em São Francisco do Sul.

fonte:Vale Paraibano