São José termina Jogos com 7 títulos

Cidade se despede de Botucatu em quarto lugar; 17 equipes tiveram desempenho inferior que em 2004

Márcia de Faria
São José dos Campos

São José dos Campos encerrou sua participação nos Jogos Abertos do Interior, ontem, em queda na classificação geral, mas comemorando sete títulos e quatro segundas colocações na competição. Com 195 pontos, a cidade --que no ano passado havia conquistado o vice-campeonato entre todas as participantes-- consolidou a quarta colocação no torneio, atrás de São Caetano, Santos e São Bernardo do Campo.

Das 43 equipes que representaram São José em Botucatu, sagraram-se campeãs o basquete feminino, o ciclismo feminino, o handebol masculino, a luta olímpica masculina, o tênis de campo masculino, o tênis de campo feminino e o vôlei de praia masculino. O vice-campeonato ficou com o judô masculino, tênis de mesa masculino, vôlei de praia feminino e ciclismo masculino.

Os grandes destaques da delegação foram o ciclismo feminino e o vôlei de praia masculino, as únicas equipes que mantiveram seus títulos. O ciclismo sagrou-se tricampeão e o vôlei de praia chegou ao bicampeonato.

Também fizeram bonito o handebol masculino --que saiu de uma modesta sexta colocação para o título--, a bocha, que subiu da sétima para a segunda posição, e a luta olímpica masculina, que estreou nos Jogos conquistando o campeonato. Na ponta oposta das conquistas, porém, pode-se citar o basquete masculino e o xadrez masculino, que foram, respectivamente, campeão e vice em 2004 e este ano nem chegaram a pontuar.

QUEDA - No geral, São José teve mais quedas que ascensões na tabela. Em relação ao ano passado, 17 equipes tiveram desempenho inferior, 11 subiram de produção e dez equipes mantiveram as performances. Além desses 38 times, mais cinco estrearam apenas neste ano (veja quadro comparativo nesta página).

"Os Jogos Abertos são muito difíceis. Por isso, não podemos dizer que houve alguma decepção com nossas equipes. Todos lutaram para fazer o melhor e algumas cidades, como Santos e São Bernardo, também se reforçaram bastante", disse Elizeu dos Santos, assessor técnico da Secretaria de Esportes de São José.

FUTURO - Para 2006, Santos defende que o planejamento para a estratégia a ser adotada nos Jogos de São Bernardo deve começar a ser feito a partir no próximo mês.

"Precisamos pensar no que pretendemos para 2006 já em novembro. Caso contrário, podemos ter alguns problemas como tivemos com o xadrez masculino neste ano. A demora para definir a equipe fez com que perdêssemos alguns jogadores para outras cidades", exemplificou o assessor.