May: pedaladas para a vitória

Atleta da Scott, de São José, ratifica o tetracampeonato no 19º Tour de Santa Catarina
São José dos Campos

Um dos maiores ciclistas do país, Márcio May conquistou ontem o tetracampeonato no 19º Tour de Santa Catarina, um dos eventos mais tradicionais do ciclismo brasileiro. Apesar da experiência de 18 anos de "estrada" e três participações em Olimpíadas, o atleta da Scott/Marcondes César/Fadenp, de São José dos Campos, confessa que, apesar da liderança em boa parte da competição, teve de superar a ansiedade nesta última etapa da Volta Ciclística, nos 77,5 km entre Joinville e São Francisco do Sul.

"Estava ansioso. Sempre podemos acertar algo, como um buraco ou pedra. Mas estava atento a tudo e a equipe esteve o tempo todo junto comigo para que nada saísse errado", disse o novo tetracampeão, que é de Santa Catarina e teve uma grande recepção na chegada, com vários familiares, incluindo sua mulher, Luciane, sua filha, Carolina, e até mesmo o seu avô, Crescêncio Niehues, de 84 anos.

"Tinha muita gente. Foi uma grande emoção", disse May, que classificou a vitória como a mais dura das quatro conquistadas no tour. "Nos dois primeiros anos que eu ganhei, em 97 e 98, eu estava na Caloi, a nossa equipe era muito forte e não tinha muita briga por colocações. Fazíamos os três primeiros lugares. Depois, em 2002, herdei o título com a desclassificação do Evandro Portela e nem teve festa. Desta vez não. Foi duro, estavam vários rivais de alto nível e todos na cola", comentou.

ESCOLTA - Nesta última etapa, May pedalou no meio do pelotão, sempre 'escoltado' pelos companheiros da Scott.

"A equipe veio puxando o tempo todo e os gêmeos Morandi (Maurício e Fabrício), que têm um tamanho parecido com o meu, estavam junto para, no caso de algum problema, me emprestar a bicicleta. Mas deu tudo certo."

A DataRo/Blumenau faturou o título por equipes, seguida pela joseense Scott.

No total, o 19ª Tour de Santa Catarina, que integra o calendário da União Ciclística Internacional, teve 679,4 km divididos em oito dias.

fonte: Vale Paraibano