-



Giro d'Itália 2013 – 12ª Etapa: Cavendish vence sua 100ª corrida e Wiggins está com infecção respiratória

   
 



Hoje tivemos um dia com uma chuva absurda, uma fuga que quaaaase ganhou, uma chegada nervosa e perigosa e o Bradley Wiggins que deu adeus a briga pela Camisa Rosa.

A fuga quaaaase ganhou

A etapa de hoje deve ter sido a mais molhada dos últimos tempos. A água que caiu do céu não foi brincadeira… choveu D-E-M-A-I-S!

Hoje tivemos um grupo de 5 ciclistas se destacou do pelotão e não venceu por um beiço de uma pulga! Fabio Felline (Androni Giocattoli), Maxim Belkov (Katusha), Bert De Backer (Argos-Shimano), Marco Marcato e Maurits Lammertink (Vacansoleil-DCM) foram os que quaaaaaase ganharam.

Dos 5 ciclistas da fuga, quatro deles sentiram o gostinho de asfalto italiano faltando 34km para o final. Em uma curva fechada, que estava encharcada, um dos ciclistas perdeu a aderência da roda dianteira e derrubou os outros. Somente Backer conseguiu ficar sobre a bike.

Apesar do tombo ter sido feio… Os ciclistas se levantaram e seguiram na fuga.

Wiggins ficou dodói

Na descida da montanha de Montello-S.M.d.Vittoria, com menos de 40km para o final, Wiggins sobrou do pelotão e ficou muito para trás. Hoje no início da etapa, Wiggins declarou que ele estava com uma infecção respiratória e que estava com dificuldades para pedalar.

 

Praticamente a equipe Sky inteira ficou para trás para escoltar Wiggins até a linha de chegada. Somente Rigoberto Uran que seguiu junto com o pelotão. Uran provavelmente agora assumirá a liderança da equipe Sky, uma vez que Wiggins não tem mais chance de vencer o Giro.

A chegada complicada

Apesar de o pelotão ter chegado perto da fuga, ele teve muita dificuldade de extingui-la por completo, por conta do percurso cheio de curvas que foi montando em Treviso. O pelotão tinha que desacelerar demais na hora de fazer as curvas fechadas e a fuga seguia se mantendo na frente.

No último km o pelotão estava perto da fuga, mas não era certo que eles conseguiriam buscar os escapados que pedalavam desesperadamente. A fuga só foi totalmente absorvida, nos últimos 300 metros, quando o último embalador de Cavendish arrancou para levar o britânico para o sprint.

 

Sacha Modolo (Bardiani Valvole-CSF Inox) partiu na roda de Cavendish disputando posição com Nacer Bouhanni (FDJ). Bouhanni deu um chega pra lá em Modolo, que se desequilibrou e acabou não participando dos últimos metros do Sprint.

Cavendish cruzou a linha de chegada com mais de uma bike de vantagem e conquistou a 100ª vitória de sua carreira.

Amanhã

A etapa de amanhã também será plana, e com apenas alguns "quebra-molas" no final da etapa. Para mais detalhes, clique aqui

Vídeo

Ainda não saiu

Resultados

1 Mark Cavendish (GBr) Omega Pharma-Quick Step 3:01:47
2 Nacer Bouhanni (Fra) FDJ
3 Luka Mezgec (Slo) Team Argos-Shimano
4 Giacomo Nizzolo (Ita) RadioShack Leopard
5 Brett Lancaster (Aus) Orica-GreenEdge
6 Manuel Belletti (Ita) Ag2R La Mondiale
7 Roberto Ferrari (Ita) Lampre-Merida
8 Sacha Modolo (Ita) Bardiani Valvole-CSF Inox
9 Ioannis Tamouridis (Gre) Euskaltel-Euskadi
10 Francisco José Ventoso Alberdi (Spa) Movistar Team

Geral

1 Vincenzo Nibali (Ita) Astana Pro Team 46:28:14
2 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:41
3 Rigoberto Uran Uran (Col) Sky Procycling 0:02:04
4 Robert Gesink (Ned) Blanco Pro Cycling Team 0:02:12
5 Michele Scarponi (Ita) Lampre-Merida 0:02:13
6 Mauro Santambrogio (Ita) Vini Fantini-Selle Italia 0:02:55
7 Przemyslaw Niemiec (Pol) Lampre-Merida 0:03:35
8 Benat Intxausti Elorriaga (Spa) Movistar Team 0:04:05
9 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale 0:04:17
10 Rafal Majka (Pol) Team Saxo-Tinkoff 0:04:21

Fonte: Pra quem pedala