-


Tour de France 2013 – Etapa 16: Contador atacou, atacou… caiu! e lá na frente, Rui Costa ganho

 
   



Hoje tivemos duas belas brigas rolando ao mesmo tempo no pelotão. Uma pela vitória da etapa e a outra pelas posições no pódio da Classificação Geral.

Hoje não se esperava por mudanças na Classificação Geral, mas uma série de ataques acabou mudando um pouco as coisas na briga pelo pódio do Tour 2013. Mas vamos começar pelo começo.

A briga pela etapa

Uma grande fuga de 26 ciclistas se formou após uma série de ataques e ciclistas escapando aos poucos nos primeiros quilômetros da etapa. O grande grupo era formado por: Adam Hansen (Lotto Belisol), Philippe Gilbert e Manuel Quinziato (BMC), Andreas Kloden, Laurent Didier e Tony Gallopin (RadioShack Leopard), Cyril Gautier e Thomas Voeckler (Team Europcar), Blel Kadri e Christophe Riblon (Ag2r-La Mondiale), Nicolas Roche (Saxo-Tinkoff), Yury Trofimov (Katusha), Mikel Astarloza (Euskaltel-Euskadi), Rui Costa (Movistar), Jerome Coppel e Daniel Navarro (Cofidis), Manuele Mori (Lampre-Merida), Peter Velits (Omega Pharma-QuickStep), Ramunas Navardauskas (Garmin-Sharp), Michael Albasini e Cameron Meyer (Orica-GreenEdge), Tom Dumoulin (Argos-Shimano), Thomas De Gendt e Johnny Hoogerland (Vacansoleil-DCM), Jean-Marc Marino (Sojasun) e Arnold Jeannesson (FDJ.fr).

Apesar do grande número de ciclistas, nenhum deles oferecia ameaça para os líderes na Geral, então o resto do pelotão não fez muita força para buscar os escapados.

Uma série de ataques começou a acontecer entre os ciclistas da fuga. Na última subida do dia Col de Manse, com 9,5km Rui Costa contra-atacou um ataque feito por Hansen e dispensou os seus ex-companheiros de fuga. Ele cruzou o topo da montanha com 40 segundos de vantagem. O final da etapa era descendo até Gap e ele cruzou a linha de chegada com 42 segundos de vantagem sobre o segundo colocado.

A briga na geral

Onze minutos atrás de Rui Costa, a equipe de Joaquim Rodriguez, Katusha, começou a despejar uma série de ataques que reduziu a frente do pelotão a um pequeno grupo que continha apenas os favoritos para o título. Após as investidas da Katusha, Contador e Kreuziger começaram a revezar nos ataques. Com isso eles conseguiram dispensar Cadel Evans (BMC) e Tem Dam (Belkin).

Somente Nario Quintana (Movistar), Alberto Contador (Saxo-Tinkoff), Joaquim Rodriguez (Katusha), Chris Froome (Sky), Bauke Mollena (Belkin) Roman Kreuziger (Saxo-Tinkoff), Alejandro Valverde (Movistar) e Richie Port (Sky) conseguiram se manter juntos aos líderes.

Ao cruzar o topo da montanha, Contador começou a alucinar montanha abaixo, até que ele errou uma curva e acabou caindo no chão. Ele quaaase derrubou Froome junto com ele. Richie Porte voltou para ajudar Froome e os três conseguiram se reconectar ao grupo que estavam antes.

Apesar do tombo, Contador conseguiu ganhar uma vantagem importante sobre Ten Dam, que era um de seus adversários e está com grandes chances de conseguir o pódio no Tour.

Breaking sports news video. MLB, NFL, NBA, NHL highlights and more.

Resultados

1 Rui Alberto Faria Da Costa (Por) Movistar Team 3:52:45
2 Christophe Riblon (Fra) AG2R La Mondiale 0:00:42
3 Arnold Jeannesson (Fra) FDJ.fr
4 Jerome Coppel (Fra) Cofidis, Solutions Credits
5 Andreas Klöden (Ger) RadioShack Leopard
6 Tom Dumoulin (Ned) Team Argos-Shimano 0:01:00
7 Mikel Astarloza Chaurreau (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:01:01
8 Philippe Gilbert (Bel) BMC Racing Team 0:01:04
9 Cameron Meyer (Aus) Orica-GreenEdge
10 Ramunas Navardauskas (Ltu) Garmin-Sharp
Geral

1 Christopher Froome (GBr) Sky Procycling 65:15:36
2 Bauke Mollema (Ned) Belkin Pro Cycling Team 0:04:14
3 Alberto Contador Velasco (Spa) Team Saxo-Tinkoff 0:04:25
4 Roman Kreuziger (Cze) Team Saxo-Tinkoff 0:04:28
5 Nairo Alexander Quintana Rojas (Col) Movistar Team 0:05:47
6 Laurens Ten Dam (Ned) Belkin Pro Cycling Team 0:05:54
7 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha 0:07:11
8 Jakob Fuglsang (Den) Astana Pro Team 0:07:22
9 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale 0:08:47
10 Daniel Martin (Irl) Garmin-Sharp 0:09:28



Fonte: Pra quem pedala.