-



Tour da Califórnia 2013 – 4ª Etapa: Sagan não conseguiu se posicionar e Tyler Farrar levou a etapa.

   
   



O menino prodígio do ciclismo não conseguiu tirar o coelho da cartola e a vitória ficou com o sprinter da Garmin-Sharp, Tyler Farrar.

Hoje foi "suave na nave" comparado com os outros dias do Tour da Califórnia. Hoje não tiveram tantas subidas e a temperatura estava bem tranquila. Só o vento que forçou as pernas dos ciclistas no começo da etapa.

Com 15km de etapa, o vento cruzado atingiu o pelotão e uma série de ataques começou a acontecer. Os ciclistas foram escapando um a um, até formarem um grupo com 6 ciclistas que se destacaram do grupo: Frank Pipp (Bissell), Chad Beyer (Champion System), James Stemper (5 Hour Energy), Chris Baldwin (Bissell), Marsh Cooper (Optum) e Nathan Brown (Bontrager) foram os protagonistas.

A equipe Jamis do líder da corrida, o colombiano, Acevedo, controlou a fuga, que acabou sendo neutralizada. Com pouco menos de 20km para o final a fuga acabou sendo totalmente extinta.

A chegada

O pelotão veio compacto e rápido para a chegada. Uma coisa interessante aconteceu faltando 2,5km para o final. O pelotão passou por uma grande rotatória e alguns ciclistas fizeram o percurso pela "contra-mão", apesar dessa "contra-mão" ter um percurso um pouco mais longo… Ele tinha uma curva suave na saída, enquanto o pelotão, que vinha pela "mão certa" acabou pegando uma curva mais fechada na saída da rotatória e desacelerou.

O ciclista Matt Brammeier (Champion System), campeão irlandês de ciclismo, foi um dos que pegou o caminho mais rápido e disparou na frente do pelotão. Ele conseguiu abrir uma boa vantagem, mas foi pego faltando 800m para o final.

O Sprint

A Cannondale, Garmin-Sharp e Omega-Pharma vieram acelerando na ponta do pelotão. Na última curva antes da chegada, a Cannondale acabou perdendo posições e Sagan ficou muito mal posicionado.

Tyler Farrar estava muito bem embalado e posicionado quando arrancou. Sagan até que tentou tirar o coelho da cartola que nem ele fez ontem… Mas o coelho virou um macaco gordo e Sagan não conseguiu tirar o bichinho do chapéu… e acabou não conseguindo vencer.

Farrar fez um sprint muito bom e conseguiu levar a etapa.

Resultados

1 Tyler Farrar (USA) Garmin-Sharp 3:14:09
2 Ken Hanson (USA) Optum p/b Kelly Benefit Strategies
3 Gianni Meersman (Bel) Omega Pharma-Quick Step
4 Kris Boeckmans (Bel) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
5 Peter Sagan (Svk) Cannondale Pro Cycling
6 Michael Matthews (Aus) Orica-GreenEdge
7 Thor Hushovd (Nor) BMC Racing Team
8 Sylvain Chavanel (Fra) Omega Pharma-Quick Step
9 Jeremy Vennell (NZl) Bissell Pro Cycling
10 Jasper Stuyven (Bel) Bontrager Cycling Team
Geral

1 Janier Alexis Acevedo Colle (Col) Jamis-Hagens Berman 17:13:59
2 Tejay van Garderen (USA) BMC Racing Team 0:00:12
3 Philip Deignan (Irl) UnitedHealthcare Pro Cycling Team 0:00:27
4 Mathias Frank (Swi) BMC Racing Team 0:00:45
5 Michael Rogers (Aus) Team Saxo-Tinkoff 0:00:55
6 Francisco Mancebo Perez (Spa) 5-hour Energy p/b Kenda 0:01:03
7 Chad Haga (USA) Optum p/b Kelly Benefit Strategies 0:01:13
8 Matthew Busche (USA) RadioShack Leopard 0:01:15
9 Lawson Craddock (USA) Bontrager Cycling Team 0:01:32
10 Cameron Meyer (Aus) Orica-GreenEdge 0:01:40
Tags: TOC 2013


Fonte: Pra quem pedala