-



Tour da Califórnia 2013 – 5ª Etapa: Jens Voigt, com seus 41 anos, vence escapado SOZINHO!

   
   



Jens Voigt é o ciclista mais velho do pelotão profissional, com 41 anos. Ele conseguiu uma vitória impressionante hoje, em uma etapa de tirar o fôlego.

A etapa de hoje deveria terminar em um sprint compacto e nenhuma mudança deveria acontecer na classificação geral. Mas ninguém poderia prever tudo que aconteceu hoje.

Logo no início da etapa, Thomas De Gendt (Vacansoleil-DCM), Kai Chun Feng (Champion System) e Carter Jones (Bissell) escaparam e chegaram a abrir 8m30 de vantagem sobre o pelotão. Até que o time dos sprinters começaram a fazer bastante força e a vantagem começou a cair bastante.

O vento cruzado

Com 55km para o final da prova, um forte vento lateral começou a castigar o pelotão e também a fuga. Nesse momento, o líder geral da prova, Janier Acevedo (Jamis-Hagens Berman), cometeu um grave erro e não prestou atenção no que estava para acontecer. A equipe Radio-Shack, junto com a BMC começaram a descer a marreta na frente do pelotão com o vento cruzado.

Com isso o pelotão se picotou inteiro. Um grupo de 18 ciclistas extremamente fortes começaram a fazer um belíssimo trabalho de revezamento e conseguiram abrir vantagem sobre o pelotão. Tejay Van Garderen (BMC) era um dos favoritos que compunha esse grupo de 18 ciclistas que vieram liderando. A fuga foi logo engolida por esse grupo.

O belo trabalho de revezamento continuou a acontecer mas a briga foi feia. O pelotão ficou sempre há menos de 1 minuto atrás do grupo e essa vantagem chegou a cair para 30 segundos. Mas chegou um momento que o pelotão largou os cabos e não conseguiu chegar mais perto.

A vitória FANTÁSTICA do coroa

Faltando 5km para o final, Jens Voigt atacou o pelotão e seguiu sozinho para a linha de chegada. O tentou buscar Voigt de qualquer jeito. O ciclista de 41 anos estava com apenas 7 segundos de vantagem… O cara é tão bruto que ele conseguiu segurar essa micro vantagem por 4km… É algo simplesmente inimaginável. Um cara sozinho aguentar o tranco contra 17 caras revezando…

Voigt cruzou a linha de chegada a 6 segundos na frente do pelotão completamente exausto… Confesso que foi a vitória mais bonita que vi nos ciclismo nos últimos tempos.

Como Acevedo deu mole e não veio com o grupo da frente, Van Garderen (BMC) assumiu a liderança geral

Vídeo


Resultados

1 Jens Voigt (Ger) RadioShack Leopard 4:41:16
2 Tyler Farrar (USA) Garmin-Sharp 0:00:06
3 Thor Hushovd (Nor) BMC Racing Team
4 Peter Sagan (Svk) Cannondale Pro Cycling
5 Michael Matthews (Aus) Orica-GreenEdge
6 Jay McCarthy (Aus) Team Saxo-Tinkoff
7 Alexander Candelario (USA) Optum p/b Kelly Benefit Strategies
8 Michael Rogers (Aus) Team Saxo-Tinkoff
9 Markel Irizar Aranburu (Spa) RadioShack Leopard
10 Tejay van Garderen (USA) BMC Racing Team
Geral

1 Tejay van Garderen (USA) BMC Racing Team 21:55:32
2 Michael Rogers (Aus) Team Saxo-Tinkoff 0:00:42
3 Janier Alexis Acevedo Colle (Col) Jamis – Hagens Berman 0:00:50
4 Matthew Busche (USA) RadioShack Leopard 0:01:04
5 Philip Deignan (Irl) UnitedHealthcare Pro Cycling Team 0:01:17
6 Cameron Meyer (Aus) Orica-GreenEdge 0:01:29
7 Mathias Frank (Swi) BMC Racing Team 0:01:35
8 Francisco Mancebo Perez (Spa) 5 Hour Energy p/b Kenda 0:01:53
9 Chad Haga (USA) Optum p/b Kelly Benefit Strategies 0:02:03
10 Lawson Craddock (USA) Bontrager Cycling Team 0:02:22


Fonte: Pra quem pedala