-


Chuva e lama na 6 Horas de MTB Vinac, que reuniu mais de 500 bikers

  Foto de divulgação  
   
  Texto e fotos: Marcos Adami / Bikemagazine  


Quarta edição da prova foi realizada em São José dos Campos

Mais de 500 bikers encararam chuva e muita lama na quarta edição das 6 Horas de MTB Vinac, realizada no sábado, dia 23 de novembro, no campus Urbanova da Univap, em São José dos Campos (SP).

Com a presença de atletas vindos de quatro estados, a disputa teve um total de 515 inscritos, com 52 bikers na categoria solo, 39 duplas e 96 na categoria quartetos. Na solo masculina, o vencedor foi Christiano Grechi, que completou 10 voltas no circuito de 8km com o tempo total de 6h30min25s e velocidade média de 12.29km/h. Na solo feminina quem levou a melhor foi Patrícia Brito, que deu 6 voltas em 6h09min05s.

GRANDE FESTA

Mais que uma corrida, o evento é uma grande confraternização dos amantes do mountain bike e reuniu estrelas da modalidade, como Marcio Ravelli e Adriana Nascimento. A corrida começou sob chuva fina às 16h30 e, como é tradição nesse tipo de evento, a largada foi no estilo Le Mans com um trecho de 1km de corrida a pé até as bicicletas.

Marcio Ravelli foi campeão na categoria de quartetos mistos com 11 voltas em 6h05min59s. "Achei a estrutura muito boa, independentemente da chuva, saiu tudo perfeito. Gostei também das famílias interagindo com os atletas", comentou o dono de 11 títulos nacionais de mountain bike.

Já Adriana Nascimento foi preparada para correr, mas decidiu acompanhar os atletas de sua assessoria esportiva. "Eu vim para correr na solo e aproveitar para treinar. Mas achei melhor me poupar e cuidar de meus alunos. Tenho alunos da região e já sabia que essa prova era legal. Achei o local perfeito, bastante amplo e com um circuito adequado para esse tipo de prova", contou a campeã.

A arena foi montada num imenso gramado, com infraestrutura completa para o competidor e para as famílias e e os apoiadores das equipes.

O evento foi idealizado em 2010 pelo professor de educação física Luiz Silva Assunção (foto abaixo), proprietário de uma academia de ginástica olímpica.

"Desde a primeira edição, há 4 anos, sempre tive o objetivo de reunir as famílias numa grande confraternização. Por isso montamos a arena de forma que os familiares pudessem acompanhar a passagem dos competidores. Montamos um circuito de forma que o competidor leve no máximo 30 minutos para completar cada volta", contou Assunção.

O percurso de 8km foi traçado por Adegmar Pereira, o Preto, que trabalhou no evento desde a primeira edição.

"Essa corrida cresceu quatro vezes no número de inscritos desde sua primeira edição. A chuva dificultou a vida dos ciclistas. Com percurso seco, um competidor rápido levava 11 minutos para fazer uma volta. Com a chuva, os mais rápidos estão girando em 18 minutos pelo menos", contou o comissário, que correu 10 edições do MTB 12 Horas.

À noite, a chuva deu uma trégua e o palco principal ofereceu várias atrações musicais, entre elas o show com a cantora Daniela Montuori, participante do The Voice Brasil.

Na manhã do domingo, o mesmo local recebeu uma corrida a pé, com distância de 6km.

Luiz Assunção já pensa na próxima edição que deve trazer algumas novidades. "Eu pensei numa tirolesa que passe sobre a arena. Vamos ver".

VEJA GALERIA DE FOTOS:

Fonte:Bike Magazine