-


 
   

Ciclismo nos Jogos Olímpicos


Modalidade está na lista de 25 esportes recomendados para a Olimpíada de 2020

O Comitê Olímpico Internacional (COI) incluiu o ciclismo na lista de 25 "esportes centrais" recomendados para os Jogos Olímpicos de 2020. Com isso, praticamente encerra-se qualquer possibilidade da retirada da modalidade do programa olímpico.

No final de 2012, após a polêmica envolvendo o doping de Lance Armstrong, o dirigente do COI, Dick Pound, disse que a entidade poderia não ter escolha a não ser tomar uma medida drástica caso Armstrong provasse que a UCI agiu de maneira inapropriada. Na mesma época um porta-voz do COI disse que a 'exclusão do programa olímpico era bastante improvável'

As 25 modalidades incluidas na lista são: atletismo, remo, badminton, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, hipismo, esgrima, futebol, ginástica, levantamento de peso, handball, hóquei sobre a grama, judô, natação, pentatlo moderno, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro esportivo, tiro com arco, triathlon, iatismo e vôlei.

A surpresa foi a retirada da luta olímpica da lista de esportes recomendados. Com isso, a modalidade, que está presente desde a primeira edição, em 1896, disputará uma vaga com outros esportes como caratê, wushu, beisebol/softbol, squash, wakeboard, escalada e patinação de velocidade.

O ciclismo esteve presente em todas as edições dos Jogos Olímpicos, desde 1896, em Atenas (Grécia) com o BMX sendo a adição mais recente (Pequim-2008). Em Londres, a modalidade distribuiu 55 medalhas em 18 eventos.

"Ao longo dos anos, o ciclismo mudou sem nunca perder suas tradições. Com fácil acesso e popularidade, ele levanta os princípio fundamental da Olimpíada que é a prática do esporte como direito humano", disse o presidente da União Ciclística Internacional (UCI), Pat McQuaid, em nota.

A decisão dos esportes que farão parte dos Jogos de 2020, assim como a cidade sede, será divulgada em setembro, na cidade de Buenos Aires (Argentina).


Fonte Prologo.