-



Testes indicam que Tour de France foi 100% sem doping

  Foto de divulgação  
   
  Chris Froome no controle antidoping em etapa do Tour de France 2013  


Fundação realizou 622 testes durante a corrida em agenda "mais dinâmica e menos previsível" do que em anos anteriores. Nenhum resultado positivo foi encontrado

A CADF (Cycling Anti-Doping Foundation) confirmou que nenhum teste apontou doping no Tour de France de 2013. Em entrevista coletiva em Aigle, na sede da UCI, nesta terça-feira (20 de agosto), a fundação destacou que, nesta edição, foram realizados 622 testes durante a prova. No ano passado, foram 566.

"Nós não temos nenhum resultado adverso no Tour de France desse ano", afirmou a diretora da fundação, Francesca Rossi. A diretora afirmou que a agenda de testes foi "mais dinâmica e menos previsível" do que em anos anteriores.

Durante o Tour de France, foram realizados 198 testes de passaporte biológico, 18 testes para hormônio de crescimento humano e apenas dois por transfusões de sangue. A partir de 179 amostras de urina, 113 foram testadas para EPO.

Rossi foi questionada sobre o sucesso das ações antidoping, que podem ter gerado os resultados. "Ou eles estão com medo e perceberam que os testes eram imprevisíveis. Normalmente, você testa o camisa amarela, o vencedor da etapa e mais um ao acaso. Mas neste ano nós mudamos a estratégia e fizemos testes mais variados, até mesmo à noite, nos hotéis."

A diretora acrescentou que as amostras serão armazenadas com os testes retrospectivos para eventuais checagens no futuro.


Fonte: Bike Magazine.