-



Nino Shurter lidera mundial de MTB que terá brasileiros na etapa italia

 
  Foto: Marius Maasewerd


Após duas etapas, Nino Shurter lidera no mundial de MTB cross-country

O mundial de mountain bike cross country teve início em maio e vai até o mês de setembro, mas já apresenta um favorito. Vencedor da prova do ano passado, o suíço Nino Shurter agora lidera com 320 pontos. A terceira etapa do campeonato acontece em Val Di Sole, na Itália, entre os dias 15 e 16 de junho.

Shurter não começou bem a temporada, terminando em 18º lugar na primeira prova, realizada em Albstadt, na Alemanha, mas se recuperou com uma vitória na prova de Nové Mesto, na República Tcheca.

Seu principal oponente tem percorrido o caminho oposto. O australiano Dan McConnel venceu a primeira etapa e ficou em 18º lugar na República Tcheca, garantindo o segundo lugar até o momento.

No grid feminino, a eslovaca Tanja Zakelj lidera com 400 pontos, seguida pela polonesa Maja Włoszczowska em segundo e a italiana Eva Lechner em terceiro. A etapa de Val di Sole, chamada de "petite Roubaix", será um circuito de quatro quilômetros, com altitude variando entre 830 e 940 metros.

Confira os melhores momentos da etapa de Nové Mesto:

Brasil. Nessa prova devem comparecer alguns jovens nomes nacionais como Celso Figueira de Mello, da categoria Júnior, e William Alexi, da Sub-23, ambos da equipe Scott-Fittipaldi, que já vinham competindo algumas provas na Europa.

"Para eles está sendo uma experiência riquíssima, não só como atletas, mas também como pessoas. Na Europa, o ritmo das provas é muito forte. Em qualquer prova local podemos encontrar campeões mundiais, olímpicos e líderes do ranking internacional em todas as categorias", comentou Odair Pereira, manager da equipe.

Downhill. As provas de velocidade em ladeiras íngremes terão espaço em Val di Sole na sexta-feira (14), com uma prova feminina e outra masculina. O percurso irá contar com pedras, raízes de árvores, degraus e saltos.

Após a primeira prova em Fort Willian, Grã Bretanha, no dia 9 de junho, a família Atherton lidera na modalidade. Gee Atherton é o primeiro no ranking masculino, com 240 pontos, enquanto sua irmã Rachel segue à frente das mulheres, com 250. Nessa etapa, o brasileiro Bernardo Cruz ficou em 135º lugar e Andre Bretas em 147º. Entre as mulheres, Luana Oliveira ficou com a 32ª colocação.

Confira a prova de Downhill em Val di Sole em 2012


Fonte: Uol