-


Lance Armstrong faz declaração polêmica

 
   

Publicação: 29/06/2013 04:00

Em época do início da centésima edição da Volta da França, o nome de Lance Armstrong (foto) não tem como não ser lembrado no mundo do ciclismo. O norte-americano conquistou a mais tradicional prova da modalidade sete vezes (entre 1999 e 2005), mas teve todos os títulos cassados depois de ser personagem de um escândalo de doping que estourou no fim do ano passado. O ciclista voltou a ser notícia em entrevista polêmica dada ao jornal francês Le Monde.

Armstrong, que tem 41 anos, alegou que é "impossível" vencer a Volta da França sem doping e, por isso se considera heptacampeão da competição. Em entrevista a uma TV norte-americana em janeiro, ele já havia admitido que considerava o doping "parte do trabalho" de um ciclista. Perguntado se ele conseguiria vencer sem doping, Armstrong disparou: "Depende de que prova você quer ganhar. A Volta da França? Não. É impossível vencer sem doping. Porque a Volta da França é um teste de resistência, no qual o oxigênio é decisivo" .

Em janeiro, Armstrong admitiu o consumo de substâncias dopantes e a utilização de transfusões de sangue ao longo de sua carreira após ter sido acusado pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) ."Podem apagar meu nome, mas a Volta da França foi realizada entre 1999 e 2005, não é? Tem de haver um vencedor. Quem é ele? Ninguém se apresentou para reivindicar meus títulos", provocou Lance Armstrong.

Fonte: UAI