-



UCI propõe mudanças no World Tour

   
     


Primeira divisão com 16 equipes e 120 dias de disputa entre fevereiro e outubro estão entre as propostas

A UCI apresentou, em seu boletim esportivo e técnico mensal, seu plano para reformular o World Tour.

Entre as principais propostas está a diminuição do número de equipes na primeira divisão e na redução do calendário. A reforma será apresentada para o Comitê da UCI e para o Conselho Profissional de Ciclistas em janeiro de 2014. Se aprovada, as primeiras mudanças começarão a vigorar em 2015 com a previsão da total adequação para até 2020.

As propostasNa nova proposta, a divisão que existe atualmente (Equipes Pro Tour, Equipes Pro Continental e Equipes Continental) sairia para dar lugar a duas divisões que estariam acima das equipes Pro Continental e Continental.

Na 1ª divisão haveriam 16 equipes e 120 dias de disputas (em 2013 foram 19 equipes e 154 dias de disputas).

Na 2ª divisão, oito equipes e 50 dias de disputas.

Na 3ª divisão ficariam as demais equipes que participariam das competições continentais (Europa, América, África, Oceania e Ásia Tour).

Além disso, os resultados das três divisões seriam consolidados em um único ranking que seriviria de base para o ranking dos países.Já o calendário seria comprimido entre fevereiro e outubro com competições em todas os finais de semana (em especial nos domingos) e sem conflito de datas entre as duas primeiras divisões.

Além disso as competições por etapas seriam reduzidas a cinco ou seis dias. Não há menção sobre as grandes voltas.


Fonte: Prologo