-



Espanhol foi o melhor no ranking individual da UCI de 2012

 
 

Foto: Divulgação/UCI

   


O presidente da UCI, Pat McQuaid, entregou, na última segunda-feira (18 de março), o troféu de número 1 do ranking do World Tour ao espanhol Joaquim "Purito" Rodríguez. A cerimônio acontenceu em Calella, após a 1ª etapa da Volta Catalunya.

O ciclista da Katusha, que nasceu na Catalunha, finalizou a temporada passada como o mais regular ciclista da elite do ciclismo. Purito venceu o Giro de Lombardia e a Flecha Valona, além do vice-campeonato do Giro d'Italia e da 3ª colocação na Vuelta a España. Ao todo somou 692 pontos.

Contudo, no final do ano passado a continuidade de Purito na Katusha esteve ameaçada após a equipe russa não ter seu registro aceito para fazer parte do Pro Team. Notícias davam conta de que o espanhol poderia mudar de equipe afim de continuar participando da elite do ciclismo.

Mas a Katusha reconquistou sua vaga na Elite do ciclismo dando à Rodríguez a tranquilidade necessária para manter seu foco na temporada 2013. Este ano, o ciclista soma duas vitórias, uma no Tour de Oman e outra no Tirreno Adriatico.