-


 
   

Tour do Qatar 2013 quinta etapa: Cavendish vence mais uma, mas foi por muito pouco!


Hoje tivemos uma etapa agitada e com uma chegada bastante apertada. Mark Cavendish teve que gastar até a última gota de combustível para vencer a chegada.

No começo da etapa, a equipe Sky tentou uma estratégia ousada para tentar recuperar algumas posições na corrida. Logo no início da etapa, o sprinter da equipe, Edvald Boasson Hagen, atacou e fez uma fuga junto com Marco Haller (Katusha). Eles chegaram a abrir 1:30 de vantagem sobre o pelotão, mas o vento contra foi demais para os dois e com apenas 45km eles foram pegos.

Assim que foram pegos, uma fuga com 5 ciclistas saiu e o pelotão se picotou em três grandes grupos, por conta dos ventos cruzados. A fuga também sofreu muito com o vento e logo foi capturada.

Quando essa fuga foi pega. Taylor Phinney (BMC) um dos favoritos para o título, atacou para vencer conseguir o bônus de tempo do sprint intermediário que ficava a 26km do final. Phinney abriu 30 segundos de vantagem, coletou os segundo de bônus e foi pego novamente pelo pelotão.

Hoje Cavendish (Omega-Pharma) utilizou toda a sua equipe para fazer a embalada para o sprint, ao contrário da etapa de ontem. A Omega-Pharma fez um trabalho e conseguiu colocar Cavendish na posição e distância perfeita para arrancar para o final.

Já no último km a equipe de Cavendish ainda tinha três embaladores e estava na frente do pelotão, melhor que isso é impossível. Niki Terpstra, o último embalador, entrou nos últimos 250m com Cavendish em sua roda. Logo depois ele partiu para o sprint.

Surpreendentemente, uma ciclista começou a ganhar vantagem sobre o "Homem Míssil", Yauheni Hutarovich (AG2R) conseguiu fazer uma arrancada impressionante e parecia que ia ultrapassar Cavendish.

Cavendish conseguiu tirar uma força adicional das pernas e conseguiu manter seu adversário para trás… Mas foi por pouco… meia roda!

Agora Mark Cavendish está com 15 segundos de liderança na classificação geral e dificilmente perderá o título do Tour do Qatar.

Resultados

1 Mark Cavendish (GBr) Omega Pharma-Quick-Step Cycling Team 3:11:11
2 Yauheni Hutarovich (Blr) Ag2R La Mondiale
3 Aidis Kruopis (Ltu) Orica-GreenEdge
4 Adam Blythe (GBr) BMC Racing Team
5 Luke Rowe (GBr) Sky Procycling
6 John Degenkolb (Ger) Team Argos-Shimano
7 Alexander Kristoff (Nor) Katusha
8 Nacer Bouhanni (Fra) FDJ
9 Heinrich Haussler (Aus) IAM Cycling
10 Roger Kluge (Ger) Team NetApp-Endura
Classificação Geral

1 Mark Cavendish (GBr) Omega Pharma-Quick-Step Cycling Team 13:30:59
2 Brent Bookwalter (USA) BMC Racing Team 0:00:15
3 Taylor Phinney (USA) BMC Racing Team 0:00:20
4 Adam Blythe (GBr) BMC Racing Team 0:00:22
5 Bernhard Eisel (Aut) Sky Procycling 0:00:24
6 Greg Van Avermaet (Bel) BMC Racing Team 0:00:25
7 Michael Schär (Swi) BMC Racing Team
8 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling 0:00:29
9 Luke Rowe (GBr) Sky Procycling 0:00:30
10 Geraint Thomas (GBr) Sky Procycling

Fonte:Pra quem pedala