-


 
   


Ciclista dinamarquês Michael Rasmussen confessa ter se dopado por 12 anos

O ciclista Michael Rasmussen, demitido pela equipe holandesa Rabobank quando liderava o Tour de France de 2007, admitiu nesta quinta-feira ter feito uso de substância dopante durante 12 anos, entre 1998 e 2010, e anunciou sua retirada do esporte.

"Tomei EPO, hormônio de crescimiento, testosterona, insulina, cortisona e fiz transfusões de sangue", confessou o dinamarquês em uma coletiva de imprensa nem Herning, na Dinamarca, sede da equipe Christina Watches, pela qual corria há dois anos.

Rasmussen explicou que já contou todos os detalhes de onde e quando se dopou à Agência Mundial Antidoping (WADA, na sigla em inglês) e às autoridades de Dinamarca, Holanda e União Europeia, mas recorreu ao acordo de confidencialidade para não dar mais explicações à imprensa.

A Confederação de Esportes da Dinamarca informou em um comunicado que o cilclista foi interrogado nas duas últimas semanas em Copenhague (Dinamarca) e Amsterdã (Holanda) e que sua comissão antidoping abriu um inquérito para apurar os fatos.

Rasmussen, de 38 anos que jamais havia admitido ter se dopado, foi suspenso por dois anos pela União Ciclística Internacional (UCI) por ter mentido sobre paradeiro antes do Tour de France-2007, o qual o espanhol Alberto Contador acabou sendo o campeão.

Por ser reincidente, o ciclista deveria, agora, ser punido com oito anos de suspensão, mas as autoridades dinamarquesas já informaram que pedirão uma redução de três quartos desse período, usando o recurso previsto no regulamento da WADA para quem colabora com as investigações sobre doping.

"Quando me levanto hoje, me sinto um homem aliviado. Estou contente porque já não tenho que estar sentado aqui hoje e mentindo", disse Rasmussen.

Emocionados, os donos da equipe Christina Watches apoiaram a confissão e garantiram ser contra o doping e que o dinamarquês jamais se dopou enquanto defendeu o time, a partir de 2010. A ideia é que Rasmussen volte a correr pelo grupo assim que acabe sua pena.

Fonte": Blog Sport