Estreando em Grandes Voltas, Warren Barguil, de 21 anos, triunfa na 13ª etapa; Nibali segue como líder

  Fotos de divulgação  
   
     


A fuga teve o primeiro êxito na Vuelta a España nesta sexta-feira (06). Warren Barguil, francês de apenas 21 anos, conquistou sua primeira vitória como profissional logo na sua estreia em Grandes Voltas. O ciclista da Argos-Shimano realizou um ataque no último quilômetro conseguindo abrir distância para os demais atletas que o acompanhavam na fuga. Rinaldo Nocentini (Ag2r) e Bauke Mollema (Belkin) completaram o grupo dos três melhores.

Com uma fuga grande e sem reais ameaças ao top-10, o pelotão manteve um ritmo constante e sem muita preocupação em neutralizar os escapados. O grupo cruzou 2min43s após Barguil. Não houve perda de tempo para os dez primeiros da classificação geral.

Na 13ª etapa, os ciclistas pedalaram 169 km entre Valls e Castelldefels. Foram 169 km com duas montanhas categorizadas (Coll de la Torreta, 3ª categoria, e Alto del Rat Penat, 1ª categoria).

Várias fugas tentaram se firmar mas somente perto do inclinado Alto de Ral Penat um grupo de 18 ciclistas estabeleceu-se. No início da subida, Michele Scarponi (Lampre-Merida) atacou e permaneceu na liderança até o topo.

A fuga foi se desfragmentando e o pelotão neutralizando os ciclistas pouco a pouco. Na descida, Scarponi aguardou pelos remanescentes e um grupo de dez escapados se estabeleceu: Michele Scarponi (Lampre-Merida), Amets Txurruka (Caja Rural-Seguros RGA), Egoi Martinez (Euskaltel-Euskadi), Xabier Zandio (Team Sky), Ivan Santaromita (BMC Racing), Jerome Coppel (Cofidis), Beñat Intxausti (Movistar), Bauke Mollema (Belkin), Rinaldo Nocentini (Ag2r) e Warren Barguil (Argos-Shimano).

Juntos abriram quase 3 minutos para o pelotão. Com várias equipes representadas na fuga, poucos times se interessaram em diminuir a vantagem. A Astana esteve a maior parte na frente e recebeu ajuda de Cannondale e FDJ. Mas juntas diminuíram para no máximo 2min15s.

Lá na frente, os dez faziam um "contrarrelógio por equipes". Com 8,3 km para a meta, Intxausti sofreu uma queda e perdeu contato. No mesmo intantes iniciaram-se os primeiros ataques com Coppel, Martinez e Scarponi. Mas logo o sexteto restante neutralizou e os nove voltaram a se unir.

No último quilômetro Warren Barguil lançou seu ataque. Não houve respostas dos demais ciclistas que não souberam formar um trem de perseguição. Na chegada, vitória de Barguil com sete segundos de vantagem para os demais. A partir de amanhã (07) os ciclistas iniciam as etapas nos Pirineus.

 

Resultado 13ª etapa
1. Warren Barguil (FRA) Team Argos-Shimano
2. Rinaldo Nocentini (ITA) AG2R La Mondiale @ 7s
3. Bauke Mollema (HOL) Belkin Pro Cycling
4. Ivan Santaromita (ITA) BMC Racing Team
5. Xabier Zandio (ESP) Sky Procycling
6. Amets Txurruka (ESP) Caja Rural-Seguros RGA
7. Michele Scarponi (ITA) Lampre-Merida
8. Egoi Martinez (ESP) Euskaltel-Euskadi
9. Jerome Coppel (FRA) Cofidis, solutions credits @ 24s
10. Beñat Intxausti (ESP) Movistar Team @ 2'34"

Classificação geral após 13 etapas
1. Vincenzo Nibali (ITA) Pro Team Astana
2. Nicolas Roche (IRL) Team Saxo-Tinkoff @ 31s
3. Alejandro Valverde (ESP) Movistar Team @ 46s
4. Chris Horner (USA) RadioShack-Leopard
5. Joaquim Rodríguez (Spa) Katusha Team @ 2'33"
6. Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale @ 2'44"
7. Ivan Basso (Ita) Cannondale Pro Cycling @ 2'52"
8. Thibaut Pinot (Fra) FDJ.fr @ 3'35"
9. Rafal Majka (Pol) Team Saxo-Tinkoff @ 3'46"
10. Daniel Moreno (Spa) Katusha Team @ 3'56"


Fonte: Fonte Prologo.