16ª etapa da Vuelta a España 2013: Francês vence 2ª e Nibali cede tempo

   
  Foto: Graham Watson  


Barguil comemora nova vitória após mais um sucesso da fuga; Diferença de Nibali para Horner cai para 28s.

A 16ª etapa da Vuelta a España mostrou que o cansaço dos ciclistas já está mais do que claro. No terceiro e último dia nas montanhas dos Pirineus, uma nova vitória da fuga, desta vez de Warren Barguil (Argos-Shimano), decidida apenas no 'photo-finish'. A revelação francesa de apenas 21 coleciona assim seu segundo triunfo na competição.

Já entre os ciclistas que brigam pelo título, o líder Vincenzo Nibali (Astana) mostrou fraqueza nos últimos quilômetros cedendo segundos a todos os concorrentes, e em especial a Rodríguez (Katusha), Horner (RadioShack) e Valverde (Movistar).
Nibali segue camisa vermelha, mas apenas 28 segundos à frente de Horner. O terceiro é Valverde, que também lidera na classificação por pontos. Purito Rodríguez e Pozzovivo completam o grupo dos cinco melhores. Agora os ciclistas terão um dia de descanso antes das últimas etapas da Vuelta.

Nesta segunda-feira (09), os ciclistas pedalaram 146,8 km entre Graus e o topo de Aramón Formigal. Foi um dia menos desgastante do que os anteriores com três montanhas categorizadas (uma de categoria três, uma de categoria dois e a chegada em uma montanha de categoria um).

Houve diversas tentativas de fuga mas o grupo de líderes só se formou pouco antes de Puerto de Cotéfablo (categoria 2) com nove ciclistas.

Diversos ataques começaram até Warren Barguil tentar o seu a 10 km do fim. O francês conseguiu estabelecer uma vantagem de 30 segundos que se manteve até o último quilômetro, quado Urán o alcançou.
Os dois foram juntos até a linha de chegada quando Urán começou o sprint. Barguil foi na roda ultrapassando o colombiano somente na linha de chegada. Muita comemoração para o francês que estreia nesta Vuelta em competições de três semanas.
No pelotão, Purito atacou nos últimos quilômetros sendo respondido apenas por Horner, Valverde e Pinot. Nibali ficou para trás e acabou sendo ultrapassado também por Sanchez, Roche, Pozzovivo e Pinot. O líder cruzou a 2min09s de Barguil e a quase 30 segundos de Purito.

Nesta terça-feira (10) os ciclistas terão o segundo dia de descanso. A Vuelta volta na quarta com a 17ª etapa. Serão 189 km entre Calahorra e Burgos. A chegada será no plano.


Resultado 16ª etapa
1. Warren Barguil (FRA) FDJ.fr
2. Rigoberto Urán (COL) Sky Procycling
3. Bartosz Huzarski (POL) Team NetApp-Endura
4. Dominik Nerz (ALE) BMC Racing Team
5. José Herrada (ESP) Movistar Team
6. Mikael Cherel (FRA) AG2R La Mondiale
7. Maciej Paterski (POL) Cannondale Pro Cycling
8. Andre Cardoso (POR) Caja Rural-Seguros RGA
9. Amets Txurruka (ESP) Caja Rural-Seguros RGA
10. Chris Anker Sørensen (DIN) Team Saxo-Tinkoff

Classificação geral após 16 etapas
1. Vincenzo Nibali (ITA) Pro Team Astana
2. Chris Horner (EUA) RadioShack-Leopard @ 28s
3. Alejandro Valverde (ESP) Movistar Team @ 1'14"
4. Joaquim Rodríguez (ESP) Katusha Team @ 2'29"
5. Domenico Pozzovivo (ITA) AG2R La Mondiale @ 3'38"
6. Nicolas Roche (IRL) Team Saxo-Tinkoff @ 3'43"
7. Thibaut Pinot (FRA) FDJ.fr @ 4'37"
8. Leopold König (TCH) Team NetApp-Endura @ 6'17"
9. Samuel Sánchez (ESP) Euskaltel-Euskadi @ 7'33"
10. Tanel Kangert (EST) Pro Team Astana @ 9'21"


Fonte: Prologo.