Horner não realiza exame; Equipe se defende

   
  Foto: Graham Watson  


Agência Antidoping não encontra campeão em hotel; RadioShack diz que Horner avisou sobre nova localidade

Um desencontro ocorrido na manhã desta segunda-feira (16) em Madri fez com que o campeão da Vuelta a España, Chris Horner, não realizasse um exame antidoping surpresa apenas um dia após a última etapa.

O exame seria conduzido pela Agência Espanhola Antidoping (AEA) a pedido da Usada (Agência Antidoping dos EUA) já que durante os dias da competição apenas a UCI (União Ciclística Internacional) pode realizá-los. O objetivo da Usada era medir o nível de hemacrócitos no sangue do atleta.

Segundo o site espanhol "As", Chris Horner não foi encontrado no hotel em que sua equipe estava hospedada (Hotel Princesa). Ainda segundo a publicação, a AEA visitou um outro hotel também sem encontrar Horner. Pelo ocorrido, o campeão da Vuelta pode receber uma falta grave por não estar no local.

RadioShack se defende e mostra que Horner avisou Usada sobre localização

Assim que as notícias sobre o sumiço de Horner foram publicadas, a RadioShack se defendeu apresentando um e-mail que mostra que o norte-americano avisou à Usada o local em que estaria na manhã do dia 16.

De acordo com o e-mail, Horner enviou a mensagem na manhã do domingo (15) ainda antes da largada. Uma resposta automática enviada pela Usada mostra que as atualizações de Horner foram recebidas pela Agência Antidoping.

"Eu estou encerrando a Vuelta a España hoje, 15 de setembro, em Madri, e voarei de volta para minha casa em Bend, Oregon, amanhã 16 de setembro. Meu endereço para amanhã de manhã será:

Hotel Ciudad de Mostoles
Ctra. Mostoles – Villaviciosa de Odon, Km 0,200
28931 Mostoles (Madri)
Espanha

Minha janela de uma hora (para a realização dos exames) amanhã será das 6h às 7h neste endereço", dizia a mensagem enviada pelo ciclista.

Na nota, a RadioShack esclarece que Chris Horner não faltou ao teste e que as atualizações quanto à sua localização foram realizadas dentro das regras. Tanto que um e-mail de confirmação foi recebido.

Por fim, a equipe critica as informações divulgadas pela AEA por considerá-las uma violação de privacidade do atleta já que se trata claramente de um erro dos responsáveis pelo exame.

Em entrevista ao site "Velonation", o assessor da RadioShack, Philippe Maertens, disse que Chris Horner ficou em outro hotel porque gostaria de passar uma noite ao lado de sua esposa antes de retornar aos Estados Unidos.

fonte: Prologo.