-



Veterano vence e assume liderança

   
  Foto: Divulgação/RadioShack  


Aos 41 anos, Chris Horner alcança sua primeira vitória em Grande Voltas; Vincenzo Nibali é vice-líder

O veterano Chris Horner é o novo líder da Vuelta a España. O norte-americano de 41 anos venceu nesta segunda-feira (26) a 3ª etapa da competição, após ataque fulminante no último quilômetro da subida em Mirador de Lobeira, na cidade de Vilagarcía de Arousa. Esta foi sua primeira vitória em Grandes Voltas.

Com carreira muito bem sucedida em seu país, Horner sofreu uma lesão no joelho no início de 2013 ficando vários meses afastado. Seu retorno aconteceu somente este mês, no Tour de Utah, quando terminou como vice-campeão.

O segundo colocado do dia foi Alejandro Valverde (Movistar) seguido de Joaquin Rodríguez (Katusha). Ambos receberam bonificações e melhoraram suas colocações na classificação geral. Antigo camisa vermelha da competição, Vincenzo Nibali cruzou em 11º e agora é o vice-líder, três segundos atrás de Horner.

A 3ª etapa contou com 172,5 km entre Vigo e Vilagarcía de Arousa, ainda na região da Galícia (noroeste da Espanha). Com apenas uma montanha categorizada (na chegada), os ciclistas tiveram o percurso plano durante boa parte do dia.

A fuga do dia foi composta por cinco ciclistas: Fabricio Ferrari (Caja Rural), Cyril Bessy (Cofidis), Pablo Urtasun (Euskaltel), Vicente Reynes (Lotto-Belisol) e Luca Dodi (Lampre-Merida). O grupo chegou a abrir seis minutos.

A etapa foi marcada também por algumas quedas no pelotão, fruto do trajeto sinuoso e estreito. O vento também ajudou em várias quebras, com ciclistas como Bauke Mollema (Belkin) ficando para trás em determinado momento.

A última subida veio com 4 km para a meta. O espanhol Juan Antonio Flecha (Vacansoleil) foi o primeiro a atacar seguido de Ivan Santaromita (BMC). O italiano assumiu a liderança e chegou a abrir nove segundos. Mas no último quilômetro foi ultrapassado de maneira espetacular por Chris Horner que só parou na linha de chegada. Valverde e Rodríguez cruzaram três segundos depois completando o grupo dos três melhores.

A Vuelta prossegue nesta terça-feira, 27, com a 4ª etapa. Ainda na Galícia os ciclistas percorrem 189 km entre Lalín e Fisterra.

Resultado 3ª etapa

1. Chris Horner (EUS) RadioShack-Leopard
2. Alejandro Valverde (ESP) Movistar Team - 3s
3. Joaquim Rodríguez (ESP) Katusha Team - MT
4. Rigoberto Urán (COL) Sky Procycling - MT
5. Daniel Martin (IRL) Garmin-Sharp - MT
6. Bauke Mollema (HOL) Belkin Pro Cycling - MT
7. Michele Scarponi (ITA) Lampre-Merida- MT
8. Haimar Zubeldia (ESP) RadioShack-Leopard a 6s
9. Nicolas Roche (IRL) Team Saxo-Tinkoff - MT
10. Ivan Basso (ITA) Cannondale Pro Cycling- MT

Classificação geral após 3 etapas

1. Chris Horner (EUA) RadioShack-Leopard
2. Vincenzo Nibali (ITA) Astana Pro Team - 6s
3. Nicolas Roche (IRL) Team Saxo-Tinkoff - 11s
4. Haimar Zubeldia (ESP) RadioShack-Leopard - 13s
5. Robert Kiserlovski (ESP) RadioShack-Leopard - 23s
6. Alejandro Valverde (ESP) Movistar Team - 24s
7. Rigoberto Urán (COL) Sky Procycling - 25s
8. Rafal Majka (POL) Team Saxo-Tinkoff - 35s
9. Daniel Moreno (ESP) Katusha - 44s
10. Roman Kreuziger (TCH) Team Saxo-Tinkoff - 45s


Fonte: Prologo.