-


Melhor brasileiro no ranking mundial aprova circuito do Pan-Americano de Mountain Bike

  Crédito: Divulgação  
   
  Avancini no percurso do Pan  


Henrique Avancini pedalou no percurso e fez questão de elogiar a organização pela qualidade da pista

Medalhista de bronze no último Campeonato Pan-Americano, realizado em 2013, na Argentina, Henrique Avancini não esconde a vontade de conquistar a medalha de ouro em território brasileiro. O atleta, de 24 anos, pedalou na pista oficial do Pan do Brasil e fez questão de elogiar os organizadores pelo empenho na construção das arenas onde serão realizadas as competições.

"Estive em Barbacena nesta segunda e a organização foi muito profissional durante a construção da pista. Fui visitar o percurso em fevereiro e fiz uma série de observações que poderiam ser analisadas e efetuadas para aprimorar ainda mais o perfil técnico da pista. Essas informações foram captadas pela organização que buscou ajustar todos os pontos falhos e agora temos uma pista que eu tiro o chapéu. O circuito é muito veloz e acredito que será uma corrida extremamente disputada, com diferenças de tempo bem pequenas. É provável que haja a formação de pequenos grupos, o que pode influenciar muito no resultado", declarou.

Embalado pela medalha de ouro conquistada nos Jogos Sul-Americanos do Chile 2014 e pela linda vitória na primeira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike, disputada no último domingo, 23 de março, em Araxá (MG), Henrique chega ao Pan-Americano carregando a responsabilidade de ser o atual líder do ranking nacional e o melhor brasileiro na classificação mundial (15º lugar). Apesar da pressão, Henrique Avancini tem razões de sobra para chegar motivado no Pan do Brasil. O atleta faz aniversário no dia da competição e quer ser presenteado com a medalha de ouro na prova de Cross Country Olímpico. "Não poderia ter razão maior para me motivar do que está competindo em um Pan-Americano dentro do meu país e no dia do meu aniversário. Será muito legal. Estou atravessando uma ótima fase", afirmou.

O ciclista atualmente defende as cores da equipe Caloi Elite Team, além de integrar também a Seleção Brasileira de Mountain Bike, fazendo parte dos projetos de renovação da modalidade idealizados pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Ainda invicto em competições internacionais nesta temporada, Henrique afirma que realizou uma preparação especifica para o Pan-Americano.

"Trabalhei muito para o Pan e me sinto pronto. O meu objetivo é correr para vencer e vou arriscar tudo pela vitória. Sacrificamos consideravelmente algumas competições prévias pensando no Pan, e mesmo assim rendi muito bem em todas as outras competições que fiz. A temporada tem sido mais do que expressiva. Venci as quatro provas UCI que disputei até o momento e acredito que tenho tudo para render o máximo possível no Pan. O corpo e a mente estão prontos e agora é só largar e fazer uma prova impecável", concluiu o atleta.

Inscritos

Todos os atletas inscritos podem ser visualizados através dos links: Mountain Bike XCO (Link) e Mountain Bike Downhill (Link). Os atletas amadores, que terão a oportunidade de competir no Mountain Bike Marathon, poderão se inscrever até o dia 29 de março. As competições acontecem entre os dias 27 e 30 de março, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, Rodovia BR 265.

O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2014 é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), organização da Bike Light e Mais Comunicação, patrocínio da Prefeitura Municipal de Barbacena (MG) e Caixa Econômica Federal e apoio da Saint Gobain

Fonte CBC