Absalon encerra ano perfeito na Noruega

  Divulgação  
   
     

Francês é pentacampeão mundial e fecha 2014 com os principais títulos do mountain bike

Julien Absalon completou de maneira brilhante um 2014 inesquecível. No último sábado (06), pela quinta vez na carreira o francês sagrou-se campeão mundial de MTB XCO (Cross-Country), a primeira desde 2007. Em Hafjell, na Noruega, bateu seu grande adversário da atualidade, o suíço Nino Schurter, campeão mundial de 2013, fechando um ano perfeito.

Além da camisa arco-íris, Absalon também foi campeão da Copa do Mundo de MTB (sexta vez), campeão europeu (terceira vez) e campeão francês (12ª vez seguida). Aos 34 anos, o francês é considerado o ciclista mais vencedor da história do mountain bike. Na Noruega, usou pela primeira vez em uma competição oficial um modelo full suspension da BMC.

Medalha de prata, Nino Schurter encerra um reinado de dois anos seguidos como campeão mundial. No ano, o suíço também foi vice da Copa do Mundo. Fechando o pódio de Hajfell, o italiano Marco Aurelio Fontana foi o medalha de bronze.

Quatro brasileiros participaram do Campeonato Mundial. Ricardo Pscheidt foi o 67º, Rubens Donizette o 79º, Sherman Trezza o 84º, e Henrique Avancini o 96º.

No feminino Catharine Pendrel sagrou-se bicampeã mundial (2011 e 2014). Completaram o pódio a russa Irina Kalentieva e a norte-americana Lea Davison. Três brasileiras participaram da prova: Raiza Goulão foi a 37ª, Isabella Lacerda a 51ª, e Erika Gramiscelli a 55ª.

Completando a participação brasileira na Noruega, quatro brasileiros participaram da Elite masculina no Downhill. Bernardo Cruz foi o 44º, Lucas Bertol o 60º, Nataniel Giacomozzi o 73º e Lucas Alves de Borba o 76º. Os britânicos Gee Atherton e Manon Carpenter são os novos campeões mundiais de DH.

Fonte o Prologo.