-



Novo treinador de Alberto Contador é "ficha suja" e ex-Sky

  Divulgação  
   
  Contador e Steven de Jongh nos pavés da 5ª etapa do Tour de France  

Steven de Jongh é o segredo para o sucesso do ciclista espanhol neste início de temporada?

No mundo do ciclismo Pro Tour, quando um atleta começa a ganhar todas, a desconfiança é uma só. Depois de Lance Armstrong, ficou difícil convencer a audiência de que é possível pedalar limpo e ainda assim vencer. No ano passado, quando Chris Froome (Sky) mostrou seus poderes ao conquistar o Tour de France, o ciclista passou por uma bateria de testes e questionamentos. Agora, é Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) que tem atraído as atenções.

Em 2012, Contador voltou de uma suspensão por doping após resultado positivo para clenbuterol no Tour de France de 2010, encarou algumas provas, mas foi devagar. No ano passado, após decepção do Tour de France, que rendeu críticas do dono da equipe, Oleg Tinkoff, Contador não disputou a Vuelta a Espanha e saiu de cena para se preparar.

Contador comemora a vitória na abertura da Volta ao País Basco
Em 2014, o espanhol voltou renovado. Ganhou provas importantes, como a Tirreno-Adriático e a Volta ao País Basco, e já provoca temor em seus adversários. Pelo andar da temporada, Contador é, hoje, o grande favorito do Tour de France 2014.

Seu favoritismo já despertou reações, como a de Michelle Cound, noiva de Chris Froome, que comentou via Twitter: "Quem sabe um ex-dopado ganhe o Tour este ano. Pelo menos estará qualificado para responder a todas as questões sobre doping."

Ao ser indagado sobre o comentário, no final da Volta ao País Basco, Contador preferiu manter-se calado.

Logo depois da Volta ao País Basco, Contador foi para a França pedalar no trecho de paralelepípedo da 5ª etapa do Tour de France, no dia 9 de julho. Ali, posou para fotos ao lado do holandês Steven de Jongh, confirmado, em março desse ano, como seu novo preparador físico.

O holandês, que atuou como diretor esportivo da Sky entre 2010 e 2012, foi ciclista profissional e disputou o Tour de France em 1998. De Jongh perdeu o emprego na Sky depois da equipe adotar uma política de tolerância zero para doping. O holandês, que se aposentou das competições em 2009, havia admitido uso de EPO "em algumas ocasiões" entre 1998 e 2000.

Steven de Jongh e Contador em treinamento no início do ano
Foi Bjarne Riis, diretor da Tinkoff-Saxo e também "ficha suja" no quesito doping, quem convenceu Contador a contratar De Jongh. O holandês teria mostrado a Contador os benefícios dos treinos em altitude e o levou para o Monte Teide, em Tenerife. Enquanto a maioria da equipe Tinkoff-Saxo permanecia ao nível do mar, nas Ilhas Canárias, Contador passou sua pré-temporada acumulando quilômetros nas alturas, sempre sob o acompanhamento de De Jongh.

Mas há um fato inegável nessa história toda: De Jongh sabe os segredos da Sky…