Subida onde Pantani foi do céu ao inferno volta ao Giro D'Itália após 16 anos

  Divulgação  
   
  Marco Pantani no Giro D'Itália de 1999  

A mítica subida onde Marco Pantani foi do céu ao inferno em sua última vitória no Giro D'Itália, em 1999, está de volta. O caminho até o topo de Madonna Di Campiglio será o desafio da 15ª etapa do Giro D'Itália de 2015, de 9 a 31 de maio, cujo percurso acaba de ser apresentado.

O trecho volta à competição 16 anos depois, mas o gosto amargo do que aconteceu no passado continua. Foi após a vitória de Pantani no local que o ciclista italiano caiu na desgraça. Testou positivo em exame que mostrou valor de hematócrito superior aos 50% permitidos (forte indício do consumo de EPO). Pantani estava na liderança geral, com a maglia rosa, quando foi expulso da competição na manhã seguinte, após ter vencido 4 etapas.

A partir desse momento o ciclista enfrentou muitas crises de depressão, que culminaram com a sua morte, supostamente por suicídio, em 2004. Mas o caso que investiga a morte de Pantani foi reaberto e há suspeita de homicídio. Veja mais

A 15ª etapa, entre Marostica e Madonna Di Campiglio, terá 165 quilômetros de percurso e precede o 2º dia de descanso do pelotão. Com alguma, ou muita, razão.

VEJA A ALTIMETRIA

DESAFIOS
A partir da largada, em Marostica, cidade-natal de Giovanni Battaglin, vencedor do Giro de 1981, o pelotão segue em direção ao Altopiano di Asiago, um dos marcos da Primeira Guerra Mundial. Passa por Trentino, pelo Castello del Buonconsiglio e chega a Le Comano. Dali, escala o Passo Daone, com rampas constantes de inclinação média de 9%, mas com picos de 14%.

Após uma descida técnica até Pinzolo, começa a subida final, com inclinação média de 6-7% (quase constante) até o topo de Madonna di Campiglio. Os últimos dois quilômetros são os mais difíceis.

VÍDEO COM A CHEGADA DE PANTANI

 

Fonte Bike Magazine