-


MTB fatura 3 medalhas: ouro para Avancini e prata para Rubinho e Raiza Goulão

 
Fotos de divulgação
 
   
  Henrique Avancini foi ouro no mountain bike  
   
  Pódio do MTB masculino  


O Brasil fez dobradinha com ouro e prata no pódio dos Jogos Sul-Americanos em Santiago (Chile), neste sábado (15 de março). Na prova de mountain bike masculino, Henrique Avancini foi o campeão, com Rubens Valeriano em 2º. O argentino Andres Soto ficou com o bronze. No feminino, Raiza Goulão faturou a prata.

Na prova, Avancini marcou o tempo de 1h24min37s e Rubinho cruzou 14 segundos depois. Soto encerrou a 36 segundos.

O campeão conta que o ritmo foi frenético. "Não esperava uma corrida tão forte em um circuito tão desgastante, mas o ritmo foi loucura desde o começo da prova, com muito ataques. Na primeira volta eu e Rubinho fechamos na 4ª e 5ª colocações. Sabíamos que o argentino Soto (atual medalha de bronze no mundial de sprint eliminator) e o colombiano Fabio Castañeda (atual campeão Panamericano de MTB) atacariam desde o começo e na primeira volta começamos a bater guidão e então tirei um pouco o pé e esperei a corrida desenvolver um pouco mais. A partir da segunda volta começamos a fazer uma boa recuperação. Me senti muito embalado pelo circuito lotado e um público muito vibrante", conta o atleta em sua página no Facebook.

"Ao final da terceira volta alcançamos o Soto e o Rubinho lançou um ataque. Fiquei junto e o Rubinho foi abrindo até ficar 10 segundos à frente. Quando chegamos na última subida dura do circuito lancei um ataque seco para que o Catriel não tivesse reação e assim eu não colocaria a vantagem do Rubinho em risco. Ao final da volta, fechamos em 1° e 2° com o Soto sempre ali, a uma diferença de 5, 10 segundos", relata o biker.

"A partir deste momento fizemos um belo trabalho de equipe. Seguimos revezando a ponta nas partes mais roladas do percurso para consolidar a diferença, mas só conseguimos sacramentar a liderança na última volta. No começo da última volta, falei com o Rubinho para continuarmos revezando para não correr riscos e na parte final da prova nós decidiríamos a prova entre nós dois. Em uma subida mais dura coloquei um ritmo forte e o Rubinho acabou perdendo o contato e então abri o gás para manter a liderança até cruzar a linha de chegada e garantir o ouro para o Brasil", completa.

No feminino, Raiza Goulão foi prata com o tempo de 1h29min05s nas cinco voltas no circuito de 22 quilômetros. O ouro ficou com Maria Agustina Azapa (Argentina) e o bronze com Angela Sierra (Colômbia). A brasileira Isabella Lacerda, da LM/Shimano, terminou a prova em 6º lugar.

"Foi a primeira vez que eu tive a oportunidade de participar de um evento de tamanha grandiosidade, com esse espírito olímpico. Estava ansiosa para a prova, porque sabia que contava com as principais atletas da América do Sul. O circuito era bem técnico, com subidas que exigiam potência e descidas técnicas com obstáculos como drops, rock garden, pedras e terra fofa. Por tudo isso, fico feliz com esse resultado", diz Raiza.



Fonte: Bike Magazine