Na Grã-Bretanha, Cavendish sofre acidente nos últimos metros e adia sonho da camisa amarela, para decepção da torcida e família real

  Divulgação  
   
     


Estava tudo armado para a esperada camisa amarela de Cavendish, neste sábado (05), na abertura do Tour de France. Chegada em Harrogate, cidade natal da mãe do ciclista, muitos torcedores nas ruas e a família real presente. Na prova, um trabalho muito bem feito da Omega Pharma, que com 4 km para a chegada tinha seis ciclistas para escoltar seu principal sprinter.

Mas um acidente nos últimos metros levou o herói local para o chão, abrindo espaço para seu principal rival, Marcel Kittel, vencer com facilidade e virar o primeiro líder da competição. Peter Sagan (Cannondale) e Ramunas Navardauskas (Garmin-Sharp) fecharam o grupo dos três primeiros.

Com isso, Kittel veste pela segunda vez seguida a camisa amarela na abertura do Tour de France, já que no ano passado, o alemão da Giant-Shimano também venceu a etapa de estreia. Cavendish, por sua vez, adia por mais uma vez o sonho de liderar.

A 1ª etapa do Tour de France aconteceu na Inglaterra, que será o palco dos três primeiros estágios. Neste primeiro dia, o pelotão percorreu 190 km entre Leeds e Harrogate.

E um dos destaques da abertura foi Jens Voigt, o ciclista mais velho da competição. Com 42 anos (completa 43 em setembro), o atleta da Trek formou a fuga do dia e, por um bom momento, liderou a prova. Como resultado, foi o melhor em duas das três montanhas do dia e é o primeiro detentor da camisa de bolinhas vermelhas (melhor escalador).

Com chegada no plano, o pelotão manteve um bom ritmo ao longo do percurso e neutralizou Voigt com aproximadamente 50 km para o final. O grupo foi junto ao longo do restante do trajeto, com Lotto-Belisol, Cannondale e Katusha entre as equipes que ditavam o ritmo.

Discreta durante a maior parte da prova, a Omega Pharma tomou a frente quando faltavam 4 km para o final, disposta a garantir a vitória da estrela local, Cavendish. Mas já próximo da meta, quando os ciclistas lutavam para o melhor posicionamento, o britânico , buscando espaço, acabou empurrando Simon Gerrans (Orica-GreenEdge) levando os dois e mais um atleta da Cofidis ao chão.

O acidente quebrou o pelotão de sprinters, facilitando o trabalho de Marcel Kittel, que não teve dificuldades para impor sua explosiva velocidade final, superando Sagan, Navardauskas e Coquard (Europcar).

Já Cavendish, que assim que caiu no chão levou aparentava ter problemas na clavícula, foi levado a um hospital local para realizar exames. Ainda não há notícias sobre a gravidade de seu acidente. Entre os ciclistas que lutarão pelo título (Froome, Contador e Nibali) ninguém se acidentou.O Tour prossegue amanhã (06) com mais 201 km entre York e Sheffield. O Prólogo faz o minuto a minuto a partir das 10h30.

Resultado 1ª etapa
1. Marcel Kittel (Giant-Shimano)
2. Peter Sagan (Cannondale)
3. Ramunas Navardauskas (Garmin-Sharp)
4. Bryan Coquard (Europcar)
5. Michael Rogers (Tinkoff-Saxo)
6. Chris Froome (Sky)
7. Alexander Kristoff (Katusha)
8. Sep Vanmarcke (Belkin)
9. JJ Rojas (Movistar)
10. Michael Albasini (Orica-GreenEdge)


Fonte: Prologo