Equipe de Contador cumpre objetivo

  Divulgação  
   
     

Após perder o espanhol, Tinkoff-Saxo vence difícil etapa com Rafal Majka; Nibali é o segundo colocado e aumenta vantagem na liderança

Após o abandono de Alberto Contador, a Tinkoff-Saxo estabeleceu um novo objetivo no Tour de France: uma vitória em etapa. E para os ciclistas da equipe dinamarquesa, objetivo dado é objetivo cumprido. No 14º dia de disputas, Rafal Majka, um dos integrantes da fuga do dia, suportou a pressão do pelotão na última montanha deste sábado (19) triunfando de maneira heróica. Camisa amarela, Vincenzo Nibali (Astana), foi o segundo e aumentou sua vantagem na classificação geral. Jean-Christophe Péraud (AG2R) completou o grupo dos três melhores.

Esta foi a primeira vitória do polonês de 24 anos, que disputa seu primeiro Tour de France, em uma grande volta. Um dos jovens valores da Tinkoff-Saxo, o ciclista já possui no currículo dois top-10 do Giro d'Italia. E para triunfar contou com o apoio do companheiro Nicolas Roche, outro que figurou na grande fuga do dia e que ajudou Majka em boa parte do percurso.

Outros importantes ciclistas que compuseram o grupo foram Joaquin Rodríguez (Katusha) e Alessandro De Marchi (Cannondale). Como esperado, Rodríguez atacou em duas das três montanhas do dia (Col du Lautaret e Col d'Izoard) e, com os pontos conquistados, voltou a liderar a classificação de montanhistas. Já De Marchi foi considerado, pelo segundo dia consecutivo, o mais combativo.O 14º dia do Tour de France seguiu nos Alpes com mais 177 km entre Grenoble e Risoul e três montanhas categorizadas. Esta foi a etapa Rainha da competição, aquela em que os ciclistas alcançam a maior altitude. No topo do Col d'Izoard (HC), a 2.360 metros do nível do mar, Purito Rodríguez ganhou o prêmio Henri Desgrange ao ser o primeiro a cruzar a meta.

No Risoul (1ª categoria), última montanha do dia o pelotão começou a alcançar a fuga. E pelo segundo dia consecutivo, Richie Porte (Sky) foi um dos primeiros a sobrar. Outro que não acompanhou o ritmo do pelotão foi Jurgen Van Den Broeck (Lotto-Belisol), que com o resultado saiu do top-10 da classificação geral.

Com 3,6 km para o final, Nibali atacou e só foi acompanhado por Jean-Christophe Péraud. A dupla ultrapassou Rodriguez e De Marchi, que a esta altura vinham na segunda posição, mas não chegou a ameaçar Majka. Nibali, no entanto, voltou a ganhar tempo sobre seus rivais e está cada vez mais perto do título.

No grupo de perseguidores, Tejay Van Garderen (BMC) foi o que mais atacou. De olho em um lugar no pódio, o norte-americano tentou abrir distância de Romain Bardet (AG2R), Thibaut Pinot (FDJ) e Alejandro Valverde (Movistar). No entanto, o quarteto foi junto a maior parte do tempo.

Nos últimos quilômetros, Valverde sobrou do grupo e acabou como o maior prejudicado do dia. Apesar de seguir na segunda posição, o espanhol agora está 4min37s atrás de Nibali e apenas 13s à frente de Bardet. Também na disputa pelo pódio, Pinot e Van Garderen aparecem na sequência da classificação geral.

O Tour de France prossegue neste domingo (20) com a 15ª etapa. Após dois dias de alta montanha, o pelotão volta ao plano com 222 km entre Tallard e Nîmes. Não há subidas categorizadas.

Top 10 etapa
1. Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo 5h08min27s
2. Vincenzo Nibali (Ita) Astana +24s
3. Jean-Christophe Péraud (Fra) AG2R +26s
4. Thibaut Pinot (Fra) FDJ +50s
5. Romain Bardet (Fra) AG2R +50s
6. Tejay Van Garderen (EUA) BMC +54s
7. Frank Schleck (Lux) Trek +1min01s
8. Laurens Ten Dam (Hol) Belkin +1min07s
9. Leopold Konig (Tch) NetApp +1min20s
10. Alejandro Valverde (Esp) Movistar +1min24s

Classificação geral após 14 etapas
1. Vincenzo Nibali (Ita) Astana 61h52min54s
2. Alejandro Valverde (Esp) Movistar +4min37s
3. Romain Bardet (Fra) AG2R +4min50s
4. Thibaut Pinot (Fra) FDJ +5min06s
5. Tejay Van Garderen (EUA) BMC +5min49s
6. Jean -Christophe Péraud (Fra) +6min08s
7. Bauke Mollema (Hol) Belkin +8min33s
8. Leopold Konig (Tch) NetApp +9min32s
9. Laurens Ten Dam (Hol) Belkin +10min01s
10. Pierre Rolland (Fra) Europcar +10min48s


Fonte: Prologo