Nibali dá grande passo rumo ao título

  Divulgação  
   
     


Italiano dá show na montanha e vence pela quarta vez no Tour de France; na briga pelo pódio, Pinot e Péraud ultrapassam Valverde.

Se Vincenzo Nibali ainda precisava dar mais uma mostra do quão superior é seu nível neste Tour de France, ela foi dada nesta quinta-feira (24), na 18ª etapa da competição. Com um ataque solo quando restavam cerca de 9 km, o ciclista italiano deu show rumo ao topo do Hautacam, ultrapassando o então líder Mikel Nieve (Sky) com extrema facilidade, e partindo sozinho rumo a sua quarta vitória nesta edição.

Com o resultado, Nibali abriu 7min10s sobre Thibaut Pinot (FDJ), segundo do dia e novo vice-líder. O ciclista francês da FDJ ultrapassou Alejandro Valverde (Movistar), apenas décimo do dia e agora quarto colocado da classificação geral, já que Jean-Christophe Péraud (AG2R) foi quarto na etapa e assumiu o terceiro posto.

A terceira posição do dia ficou com Rafal Majka (Tinkoff-Saxo), que garantiu o título de Rei da Montanha desta edição. Com os pontos conquistados hoje, o ciclista soma 181 contra 168 de Nibali. Nas três próximas etapas haverá apenas um ponto em disputa.

A 18ª etapa do Tour de France foi a última de alta montanha do ano. Ainda nos Pirineus, os ciclistas percorreram 145,5 km entre Pau e o alto de Hautacam. E no caminho, uma subida de 17 km rumo ao topo do Tourmalet, uma das montanhas mais famosas da competição.

E foi justamente no Tourmalet que os principais ataques começaram. Mikel Nieve e Blel Kadri (AG2R), dois dos 20 ciclistas da fuga do dia, assumiram a dianteira na subida e permaneceram na lideraça até o Hautacam chegando a abrir, em determinado momento, 4min30s sobre o grupo do camisa amarela.

Já no pelotão, a movimentação começou na descida do Tourmalet com um ataque de Alejandro Valverde. No entanto, apesar de conseguir abrir cerca de 20s sobre seus concorrentes, o espanhol acabou neutralizado ainda antes da última montanha.

A Astana ditou o ritmo para seu líder durante toda a etapa e chegou ao Hautacam a menos de 2 min dos primeiros colocados. No início dos 13,6 km da última subida, Kadri sobrou na dianteira e deixou Nieve sozinho na liderança.

No pelotão, um ataque de Chris Horner (Lampre-Merida) a 10 km da meta final foi o suficiente para quebrar o pelotão. Apenas o veterano norte-americano e o italiano permaneceram juntos, em uma reedição da decisão da Vuelta a España de 2013. Mas se naquela vez Horner se deu melhor, desta vez Nibali mostrou muita superioridade.
O italiano acelerou o ritmo e em questão minutos deixou Horner para trás, ultrapassou Nieve, abriu grande vantagem sobre os demais e pedalou cerca de 8 km sozinho até a vitória.

Na briga pelas demais posições, Rafal Majka foi o primeiro a atacar e estabeleceu-se na segunda colocação. Mas a 3 km do final, um ataque de Thibaut Pinot quebrou mais uma vez o pelotão, desta vez deixando Alejandro Valverde para trás.

Acompanharam Pinot, Jean-Christophe Péraud e Tejay Van Garderen. O trio alcançou Majka e juntos trabalharam para abrir distância sobre Valverde. Na chegada, Pinot ainda sprintou e cruzou na segunda colocação, 1min10s após Nibali. Bastante prejudicado, Valverde terminou 49s após Pinot e 44s depois de Péraud, caindo para a quarta colocação na geral.

A decisão sobre os dois lugares restantes do pódio será sábado, no contrarrelógio individual. Antes, os ciclistas ainda encaram a 19ª etapa, que será disputada nesta sexta-feira (25), mas que não deve alterar a classificação geral. Serão 208,5 km entre Maubourguet Pays du Val d'Adour e Bergerac em um dia plano e que deverá ter uma nova chegada em massa.

Top 10 etapa

1. Vincenzo Nibali (Ita) Astana - 4h04min17s
2. Thibaut Pinot (Fra) FDJ +1min10s
3. Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo +1min12s
4. Jean-Christophe Péraud (Fra) AG2R +1min15s
5. Tejay Van Garderen (EUA) BMC +1min15s
6. Romain Bardet (Fra) AG2R +1min53s
7. Bauke Mollema (Hol) Belkin +1min57s
8. Leopol Konig (Tch) NetApp +1min57s
9. Haimar Zubeldia Agirre (Esp) Trek +1min59s
10. Alejandro Valverde (Esp) Movistar +1min59s

Classificação geral após 18 etapas

1. Vincenzo Nibali (Ita) Astana - 80h45min45s
2. Thibaut Pinot (Fra) FDJ +7min10s
3. Jean-Christophe Péraud (Fra) AG2R +7min23s
4. Alejandro Valverde (Esp) Movistar +7min25s
5. Romain Bardet (Fra) AG2R +9min27s
6. Tejay Van Garderen (EUA) BMC +11min34s
7. Bauke Mollema (Hol) Belkin +13min56s
8. Laurens Ten Dam (Hol) Belkin +14min15s
9. Leopold Konig (Tch) NetApp +14min37s
10. Haimar Zubeldia Agirre (Esp) Trek +16min25s


Fonte: Prologo