Photo-finish define 7ª etapa do Tour

  Divulgação  
   
     


Matteo Trentin supera o favorito Peter Sagan, e conquista a primeira vitória da Omega Pharma na competição; Nibali segue de amarelo

A 7ª etapa do Tour de France reservou a primeira surpresa da competição. Aproveitando-se do ótimo trabalho realizado pela Omega Pharma no último quilômetro, Matteo Trentin bateu o favorito do dia Peter Sagan, e conquistou a primeira vitória da equipe belga. Triunfo que precisou da ajuda do photo finish já que os dois ciclistas ultrapassaram a linha de chegada juntos. Tony Gallopin (Lotto-Belisol) foi o terceiro.

A chegada também foi marcada por dois acidentes, o último deles envolvendo Andrew Talansky, líder da Garmin-Sharp e 7º na classificação geral.

Com 234,5 km, a etapa desta sexta-feira (11) foi a segunda mais longa do Tour. Entre Épernay e Nancy, o pelotão encontrou um trajeto quase que inteiramente plano. A exceção eram os últimos 20 km, onde haviam duas montanhas de categoria 4.

Isso foi determinante para a ausência de sprinters puro como André Greipel (Lotto-Belisol), Marcel Kittel (Giant-Shimano) e Arnaud Demare (FDJ) no pelotão que disputou a vitória.

Seis ciclistas formam a fuga do dia: Alexander Pichot (Europcar), Matthew Busche (Trek), Nicolas Edet (Cofidis), Martin Elmiger (IAM), Bartosz Huzarski (NetApp) e Anthony Delaplace (Bretagne). No pelotão, a Cannondale e Peter Sagan estiveram à frente na maior parte do dia.

Mas assim que chegaram as duas subidas do dia, o ritmo do pelotão aumentou com ataques de Thomas Voeckler (Europcar) e a dupla da Tinkoff-Saxo, Nicolas Roche e Alberto Contador. Peter Sagan ainda resistiu, mas acabou sozinho.

Quando Greg Van Avermaet (BMC) atacou a 5 km da meta, Sagan o acompanhou e a dupla chegou a abrir do pelotão. Mas no último quilômetro os dois, talvez já cansados, foram neutralizados pelo pelotão, então puxado por Richie Porte (Sky).

Na chegada, um acidente reduziu o grupo do sprint em 20 ciclistas. Bem posicionada e com vários ciclistas, a Omega Pharma fez um bom trem e conseguiu lançar Matteo Trentin para a vitória. Peter Sagan ainda tentou um último ataque, mas o photo finish confirmou o triunfo do italiano.

Esta foi a segunda vitória de Trentin no Tour de France. O ciclista de 24 anos também venceu uma etapa em 2013. Já Sagan segue com sua tradicional regularidade conquistando seu terceiro segundo lugar nesta competição. O eslovaco foi top-5 nos sete estágios até o momento e lidera com folga a classificação por pontos.

O líder da classificação geral segue sendo Vincenzo Nibali, que teve um dia tranquilo apesar das inúmeras quedas. Entre os candidatos a brigar pelas primeiras posições, o grande prejudicado do dia foi Tejay Van Garderen, que se envolveu em um acidente a 16 km do final e perdeu mais 1min03s.

Neste sábado (12) o Tour terá sua primeira chegada ao alto. Entre Tomblaine e Gérardmer La Mauselaine serão 161 km e três montanhas categorizadas, sendo duas de 2ª categoria. Promessa de mudanças na classificação geral.

Top 10 etapa
1. Matteo Trentin (Ita) Omega Pharma
2. Peter Sagan (Esq) Cannondale
3. Tony Gallopin (Fra) Lotto-Belisol
4. Tom Dumoulin (Hol) Giant-Shimano
5. Simon Gerrans (Aus) Orica-GreenEdge
6. Daniel Oss (Ita) BMC
7. Cyril Gautier (Fra) Europcar
8. Sylvain Chavanel (Fra) IAM Cycling
9. Sep Vanmarcke (Bel) Belkin
10. Greg Van Avermaet (Bel) BMC

Top 10 geral após 7 etapas
1. Vincenzo Nibali (Ita) Astana - 29h57min04s
2. Jakob Fuglsang (Din) Astana +2s
3. Peter Sagan (Esq) Cannondale +44s
4. Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma +50s
5. Tony Gallopin (Fra) Lotto-Belisol +1min45s
6. Richie Porte (Aus) Sky +1min54s
7. Andrew Talansky (EUA) Garmin-Sharp +2min05s
8. Alejandro Valverde (Esp) Movistar +2min11s
9. Romain Bardet (Fra) Ag2r +2min11s
10. Rui Costa (Por) Lampre-Merida +2min11s

Veja a emocionante chegada

 

Fonte: Prologo