Francisco Chamorro se consagra na 9 de Julho.

 
Photo: SJCiclismo
 
 


Foram várias tentativas nas últimas edições, mas o título só veio em 2010. Vivendo e competindo no Brasil há sete anos, o argentino Francisco Chamorro finalmente conseguiu vencer a mais tradicional prova ciclística do país, a 9 de Julho. Nesta sexta-feira, ele superou o brasileiro Nilceu Aparecido dos Santos no sprint final, com vantagem de apenas 95 centésimos de segundo.

Membros da mesma equipe, a Scott/Marcondes César, de São José dos Campos, os dois primeiros colocados comemoram o sucesso da tática de equipe. "Tive que ficar atento e sempre perto dos meus companheiros, que fizeram um ótimo trabalho para eu estar aqui. Eles controlaram todas as fugas dos adversários para eu chegar no sprint", comemorou o atleta.

Duas vezes vencedor da 9 de Julho (2001 e 2004), Nilceu Aparecido, mais conhecido como "The Flash", não se mostrou chateado por ter perdido o tricampeonato. Pelo contrário. "Fizemos um trabalho especifico pra definir a prova no sprint final comigo e com o Chamorro. Felizmente deu tudo certo, a equipe trabalhou perfeitamente", afirmou o vice-campeão.

Nilceu ainda comentou a performance do companheiro de time, que recentemente foi o responsável pelo melhor resultado da Scott na Volta da Turquia, conseguindo o quinto lugar na última etapa.

"A 9 de Julho exige um preparo físico muito bom e o Chamorro demonstrou isso ganhando hoje, como já vem mostrando o nível que ele alcançou em diversas provas. Estou satisfeito com o segundo lugar, tendo em vista que somos da mesma equipe. Temos que dar continuidade pois este grupo está muito bem", destacou.

Com os títulos da Copa da América e da Copa República já garantidos no currículo, o representante da cidade de La Plata disse que finalmente cumpriu um objetivo que tinha em mente. "Eu já venho procurando essa prova há vários anos, mas nunca tinha conseguido atingir a minha melhor forma nela, pois sempre acontecia alguma coisa. Mas este ano deu tudo certo e eu consegui levar a vitória para casa", sorriu.

A terceira colocação ficou com Raphael Serpa, da equipe São Lucas/Giant/Ciclo Ravena/Americana. "Minha estratégia era ficar guardado para vir forte pro sprint, tentando sair de uma fuga ou outra, mas sempre reservando uma força para a volta final. Fico feliz com o resultado na principal prova do calendário brasileiro. É muito importante um bom desempenho em uma competição deste nível", analisou.

Completando o pódio apareceram Kleber da Silva, da Padaria Real/Céu Azul/Cannondale, e Hector Figueiras, do Funvic/Sundown/Pindamonhangaba.

Equipe passa por dificuldades
Além das duas primeiras colocações no masculino, a Scott/Marcondes César faturou ainda o título feminino da 9 de Julho, através da agora tricampeã Débora Gerhard. Entretanto, a situação da equipe não é das melhores, com salários atrasados e reclamações públicas dos atletas.

Principal membro do time, Luciano Pagliarini decidiu, como forma de protesto, não participar do Campeonato Brasileiro, no mês passado, assim como da 9 de Julho. "A equipe está passando novamente por dificuldades, mas esperamos que se resolva até o final do mês. Aconteceu o mesmo no ano passado e se resolveu. Se não acontecer o mesmo agora, teremos que partir para outros recursos", lamentou Chamorro.

Uma das principais atletas do país, Janildes Fernandes também deixou clara a sua insatisfação. "Com certeza isso desmotiva o atleta porque é um assunto pelo qual todos na equipe passam. Mas temos que erguer a cabeça e fazer o esporte por amor. Se pensar financeiramente, o atleta desiste", desabafou.

Confira o resultado da categoria Elite masculina na 9 de Julho:
1 - Francisco Chamorro - 1h58min32seg212
2 - Nilceu Santos - 1h58min32seg307

3 - Raphael Serpa - 1h58min32seg426
4 - Kleber da Silva - 1h58min32seg480
5 - Hector Figueiras - 1h58min32seg716

A equipe de São José dos Campos tem o patrocínio da Prefeitura de São José dos Campos, Scott, Construtora Marcondes César, CIAC Caminhões e Ônibus, Dádiva Distribuidora, PZ Racing, racks Thule, capacetes Scott,restaurante Gramado, Fizik.

Fonte: Gazeta Espotiva.