Tour de San Luis: Terceira etapa foi a mais longa e totalmente plana.  

 
Photo: SJCICLISMO
 

 

A terceira etapa do Tour de San Luis, foi disputada entre as cidades de Fraga a Buena Esperanza e também foi a mais longa da competição, com um total de 199 km. Com as mudanças na segunda etapa, na classificação geral individual e definindo um grupo de favoritos ao título, muitas equipes partiram para o ataque já nos primeiros km da terceira etapa.

Quando ainda estavam com somente 30 km de competição percorridos e depois de varias tentativas de ataques de varias equipes diferentes, quatro ciclistas se destacaram do pelotão e foram protagonistas da maior escapada da competição, durante 160 km;  foram eles Mauricio Morandi da Scott/Marcondes César, Gonzalo Garrido da seleção do Chile, Edwin Ávila da seleção da Colômbia e Andrew Wren da equipe Jamis USA.

“Na etapa de hoje, queríamos nos resguardar ao máximo de forças e acidentes pensando na  etapa do contra relógio, mas também tínhamos que cuidar para não sair nenhuma escapada e devido a isso  alguns minutos antes de largada da prova, o Mauricio se colocou a disposição para tentar sair em uma escapada, poupando seus companheiros para que não tivessem que controlar o pelotão; isso deu certo pois durante toda a escapada, tínhamos o Mauricio na frente com condições de vencer a etapa e ao mesmo tempo, estávamos poupando nossos atletas para o contra relógio.” Relata o Técnico.

Além de ser a fuga mais duradoura, também foi a que mais abriu uma diferença sobre o pelotão principal, que chegou a quase dez minutos e só foi alcançada quando faltavam apenas cinco km para o final da etapa.

“Foi uma pena essa fuga não ter chegado, mas cumprimos com nosso objetivo do dia que era poupar nossos especialistas de contra o relógio e ao mesmo tempo sermos agressivos na etapa. Estou muito contente com minha equipe e acredito que foi um grande passo para nossos objetivos. Queríamos chegar no contra relógio em condições de igualdade e isso esta acontecendo.” Completa o técnico Carlinhos.

A quarta etapa será a mais curta e também uma das mais importantes, o contra relógio individual poderá ser a prova que abrirá as portas para o campeão da competição, apesar de ter mais duas etapas de montanha de primeira categoria, a quarta etapa vai diminuir ainda mais quantidade de concorrentes ao título.

“A segunda etapa diminuiu de 140 para 26 ciclistas com chances reais de conquistar o título e na quarta etapa, esse numero vai diminuir ainda mais, pois é o contra relógio individual  que quase sempre define as grandes competições. Sabemos que tem mais duas etapas que também vão definir a briga ao título, mas se quisermos lutar pelo título da competição, a hora certa é nessa quarta etapa. Nos preparamos para o dia de amanhã durante toda a competição e espero que tudo de certo para nossa equipe.” Finaliza o técnico Carlinhos.

A briga pela quarta etapa promete, pois não da para definir os favoritos. Grandes nomes do ciclismo mundial e especialistas na prova de contra o relógio, estão presentes, dentre eles os |Colombianos Santiago Botero, Campeão Pan Americano do Rio de Janeiro e Victor H. Pena, além das equipes Pro Tour da Liquigas, Katusha, Footon-Servetto, que lidera a competição até o momento. Na equipe Scott/Marcondes César, Jorge Giacinti,  atual campeão dessa prova no ano passado, Matias Médici, Vice Campeão Pan Americano do Rio de Janeiro na prova d contra relogio, Magno Nazaret e Luis Amorim, são as grandes esperanças da equipe Brasileira nessa quinta feira.

Classificação da terceira etapa:

1º Alberto Loddo (Androni-Giocattoli) 04:34:52”
2º Danilo Napolitano (Katusha) MT
3º Francesco Chicchi (Liquigas-Doimo) MT
11º Luciano Pagliarini (Scott/Marcondes César/SJCampos) MT
21º Francisco Chamorro (Scott/Marcondes César/SJCampos) MT

29º Jorge Giacinti (Scott/Marcondes César/SJCampos) MT
53º Magno Prado Nazaret (Scott/Marcondes César/SJCampos) 13”
69º Matias Médici (Scott/Marcondes César/SJCampos) 13”
78º Armando Camargo (Scott/Marcondes César/SJCampos) 13"

81º Fabricio Morandi (Scott/Marcondes César/SJCampos) 13"

91º Mauricio Morandi (Scott/Marcondes César/SJCampos) 13”
100º Luis Amorim (Scott/Marcondes César/SJCampos) 25”

125º Andrey Sartasov (Scott/Marcondes César/SJCampos) 25”
100º Luis Amorim (Scott/Marcondes César/SJCampos) 25”


A equipe de São José dos Campos tem o patrocínio da Prefeitura de São José dos Campos, Scott, Construtora Marcondes César, CIAC Caminhões e Ônibus, Dádiva Distribuidora, PZ Racing, racks Thule, capacetes Scott,restaurante Gramado, Fizik, Contrutora Oliveira Roxo.