Tour de France – 1ª Etapa: Deu tudo certo para Schleck e tudo errado para Contador

 


CONFIRMANDO AS EXPECTATIVAS, PHILIPPE GILBERT VENCE A ETAPA!

A primeira etapa do Tour de France prometia ser tranquila sem nenhuma grande surpresa. Era uma etapa plana, com uma chegada em uma subida de 2,2km de extensão, de categoria 4, onde todas as apostas estavam no belga Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto). Este não decepcionou, de fato ele venceu a etapa fazendo o que faz de melhor, atacar no final de subidas. No último Km, Fabian Cancellara (Leopard-Trek) atacou forte e Gilbert partiu em sua roda, o foguete suíço ficou sem gasolina e Gilbert deu na cabeça do Cancellara e partiu para a vitória! Cadel Evans (BMC) veio que nem um cachorro raivoso atrás do belga, mas acabou em segundo mesmo.

UM FINAL MUITO LOUCO! DUAS QUEDAS E MUITA CONFUSÃO

Tudo seguia bem na etapa. Uma fuga de três ciclistas saiu logo no início da etapa. Jérémy Roy (FDJ), Lieuwe Westra (Vacansoleil) e Perrig Quemeneur (Europcar) atacaram sobre o pelotão relaxado e chegaram a abrir 6 minutos de vantagem. Mas o grupo principal manteve a fuga sobre controle toda a etapa, faltando menos de 20 km eles foram engolidos pelo pelotão

O pelote seguia em um ritmo forte para o final da etapa, logo após passar pela marca de 10km para o final, um ciclista da Astana acertou um cinegrafista do lado direito da estrada e derrubou 80% do pelotão! A estrada ficou simplesmente bloqueada por bicicletas amontoadas.

No pelotão de aproximadamente 40 ciclistas que se safou da queda, estava Andy Schleck, um dos favoritos so título e rival de Alberto Contador, que acabou ficando no tombo e veio na ponta do pelotão desesperado para tentar buscar o pelotão da frente. Foi quando outra queda aconteceu no pelotão onde ele estava e derrubou todo mundo denovo.
Enquanto isso, no pelotão da frente a BMC e a Pharma-Lotto, estavam colocando um ritmo muito forte, já que seus capitães (Gilbert e Evans) estavam no grupo da frente.

RESULTADO DA BAGUNÇA

Andy Schleck abriu uma diferença de aproximadamente 1:30 sobre Contador, de graça, em uma etapa plana, onde ninguém imaginava que isso iria acontecer. Agora o Espanhol vai ter que “cortar um dobrado” para conseguir tirar essa diferença de Schleck, que deve estar feliz da vida, já que ano passado perdeu o título do Tour em uma etapa em que teve um problema mecânico e Contador, em uma “atitude duvidosa”, atacou e abriu 32 segundos de vantagem.

RESULTADOS da primeira etapa
  • Philippe Gilbert, Omega Pharma-Lotto, 4:41:31
  • Cadel Evans, BMC Racing Team, at 0:03
  • Thor Hushovd, Team Garmin-Cervélo, at 0:06
  • Rojas Jose Joaquin, Team Movistar, at 0:06
  • Jurgen Van Den Brocke, Omega Pharma-Lotto, at 0:06


Fonte: Pra quem pedala