Tour de France: Em chegada emocionante, Greipel supera Sagan e leva 13ª etapa do Tour de France; Wiggins segue líder.

 

Em uma chegada emocionante, o alemão André Greipel, da Lotto-Belisol, superou o eslovaco e sensação Peter Sagan, da Liquigas-Cannondale, e venceu a 13ª etapa do Tour de France neste sábado. O britânico Bradley Wiggins, da Sky Procycling, segue na liderança geral. 

Greipel cruzou a linha de chegada em primeiro após 4h57min59s de prova nos 217 quilômetros entre as cidades de Saint-Paul-Trois-Châteaux e Le Cap d'Agde. Esta foi sua terceira vitória de etapa na atual edição, já que levara também os quarto e quinto estágios.

Nos últimos metros, Greipel, Sagan e também o norueguês Boasson Hagen Edvald, da Sky Procycling, protagonizaram um sprint sensacional, com o alemão batendo o eslovaco - que também já conquistou três vitórias de etapa - por menos de meia bicicleta na linha de chegada.

No entanto, Sagan continua com a camisa verde, que indica o líder por pontos, já que soma 296 contra 232 de Greipel. O australiano Matthew Goss, da Orica Greenedge, é o terceiro com 203, o britânico Mark Cavendish, da Sky Pricycling, o quarto com 129 e o norueguês Hagen o quinto, com 125.

A camisa amarela, que indica o primeiro colocado no geral, continua em poder do britânico Wiggins, com um tempo total de 59h32min32s. Ele é um dos cotados para ganhar o Tour deste ano ao lado do atual campeão, o australiano Cadel Evans, da BMC Racing Team, que aparece apenas em quarto, a 3min19s de Wiggins. 

O também britânico Christopher Froome, da Sky Procycling, é o segundo, 2min05s atrás do compatriota, enquanto o italiano Vincenzo Nibali, da Luquigas-Cannondale, é o terceiro, a 2min23s do líder.

A camisa branca com bolinhas vermelhas, de melhor montanhista, segue com o sueco Fredrik Kessiakoff, da Astana, que tem 66 pontos. A camisa branca, de melhor novato [até 25 anos], também não judou de dono e continua com o norte-americano Tejay van Garderen, da BMC.

Veja os 10 primeiros colocados na tabela de classificação geral do Tour de France 2012

1. Bradley Wiggins (GBR) - SKY PROCYCLING - 59h 32' 32''
2. Christopher Froome (GBR) - SKY PROCYCLING - a 02' 05''
3. Vincenzo Nibali - LIQUIGAS-CANNONDALE  - a 02' 23''
4. Cadel Evans (AUS) - BMC RACING TEAM - a 03' 19''
5. Jurgen van den Broeck (BEL) - LOTTO-BELISOL TEAM - a 04' 48''
6. Haimar Zubeldia (ESP) - RADIOSHACK-NISSAN - a 06' 15''
7. Tejay van Garderen (EUA) - BMC RACING TEAM - a 06' 57''
8. Janez Brajkovic (ESL) - ASTANA PRO TEAM - a 07' 30''
9. Pierre Rolland (FRA) - TEAM EUROPCAR - a 08' 31''
10. Thibaut Pinot (FRA) - FDJ-BIGMAT - a 08' 51''