Paralimpíadas: Coadjuvantes, brasileiros exaltam experiência com público enlouquecido

 
  Brasileiros disseram que estão mais preparados para as competições de estrada

 

João Schwindt e Soelito Gohr, representantes brasileiros do ciclismo nos Jogos Paralímpicos de Londres, confirmaram a falta de expectativa para a prova contra relógio individual masculino C4-5: coadjuvantes, terminaram longe da zona de medalhas. O lado positivo foi a possibilidade de competir em alto nível em um velódromo e a experiência diante da enlouquecida torcida britânica, que tem o ciclismo como uma das paixões nacionais.

"É muito bacana a atmosfera aqui, o pessoal está animado. Eles têm uma tradição em ciclismo de pista muito grande, e isso incentiva a gente demais: ouvir o pessoal gritando o nosso nome. É fantástico isso aqui, essa cultura que eles têm do ciclismo é maravilhosa", exaltou João Schwindt, que terminou na 12ª colocação, com tempo de 1min11s159. Um dos primeiros a competir, ele chegou a ficar na liderança, sendo muito exaltado pelo público.

Já Soelito Gohr, que fez 1min13s017 e foi 16º, comemorou a chance de ganhar mais experiência em pista. "Essa prova foge um pouco da minha característica. A gente vem treinando mais focado para as provas de estrada, mas estamos participando dessas provas de pista, aprimorando e melhorando cada vez mais as provas de velódromo esperando que daqui para frente a gente possa fazer uma prova melhor", apontou.

As dificuldades residem no fato de o Brasil não ter velódromos à disposição - o do Rio de Janeiro, utilizado nos Jogos Pan-Americanos de 2007, não possui os padrões olímpicos, portanto não será utilizado nos Jogos de 2016 e deve ser demolido pela prefeitura. "Ele é de difícil acesso e é caro para você hospedar os atletas lá. Nosso esforço é para as provas de estrada", analisou o coordenador da categoria, o italiano Romolo Lazzaretti.

Segundo ele, Soelito tem boas chances de subir no pódio na disputa de estrada individual, marcada para 6 de setembro. O brasileiro está confiante. "Minha característica principal é a provas de estrada. A gente está aqui para aprimorar o ciclismo na pista e também servindo como treinamento para o dia 6 sair de lá com o resultado positivo", disse Soelito.