Ciclismo

S. José lidera ranking das Américas

União Ciclística Internacional divulga melhores do continente; joseenses têm 17 pontos à frente de canadenses

Aurélio Moreira

São José dos Campos

A equipe de ciclismo de São José dos Campos comemora a liderança no ranking do 'América Tour' 2006-2007, para provas de estrada, divulgado pela UCI (União Ciclística Internacional), que rege a modalidade.

Na última listagem emitida pela entidade, sexta-feira passada, o time joseense, representado pela Scott/Marcondes César/Fadenp aparece com 371,96 pontos. A vice-líder é a canadense Symmetrics Cycling Team, com 354,62. O terceiro lugar é ocupado pela equipe Serramenti Puc Diquigiovanni, da Venezuela, que acumulou 239,6 pontos. No total, 27 equipes participam do 'América Tour'.

Com a liderança do ranking, se pode dizer que os atletas do técnico José Carlos Monteiro formam um dos melhores conjuntos do mundo quando o assunto são as provas disputadas em rodovias. Isso porque, além do acompanhamento da modalidade nas Américas, a UCI também elabora o ranqueamento na África, Ásia, Europa e Oceania.

"É um momento muito importante e já temos que defender esta liderança em uma competição no final de junho", disse ontem o técnico joseense, sobre o Tour de Beauce, no Canadá, que acontece entre os dias 12 e 17.

Além de tentar permanecer na ponta do ranking da UCI, Monteiro também pretende usar o Tour de Beauce como uma das últimas etapas à preparação aos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, em julho.

"Os atletas da nossa equipe que forem convocados precisam chegar (ao Pan) com 100% condicionados."

NO RIO -- Na semana passada, como o valeparaibano antecipou, os atletas Pedro Nicácio e Magno Prado, de São José, já têm vaga garantida aos jogos na prova do contra o relógio.

Na quinta-feira passada, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) pré-convocou Márcio May, também de São José. O trio participaria das provas de estrada.

"O Márcio é nosso atleta olímpico, que sempre cresce muito em momentos como este. Temos que comemorar esta pré-convocação e aguardar a confirmação", disse o técnico.

A expectativa é o número de atletas de São José no ciclismo aumente ainda mais. Isso porque a CBC ainda não convocou a equipe de pista, que será responsável em representar o país na competição.

"Não gosto de antecipar nomes, mas torço para que pelo menos mais três atletas de nossa equipe sejam chamados", afirmou Monteiro.

De acordo com o técnico, os nomes dos atletas de pista devem ser confirmados pela CBC até o final da semana.

Fonte:Vale Paraibano