"The Flash" é tri da Copa América e se fica perto de uma vaga para o Pan

Atleta da equipe de São José confirma boa fase e espera chance na seleção brasileira

São Paulo (AE)
 
  Sérgio Shibuia/Divulgação  
   
  Nilceu Santos vence Copa América pelo 3° ano consecutivo  
 

O paranaense Nilceu dos Santos, conhecido como "The Flash", conquistou o tricampenato da Copa América de Ciclismo, no último domingo, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. E, como é sua característica, venceu num sprint, deixando o pelotão para trás nos metros finais.

"A prova foi brigada, com várias tentativas de fuga e muito trabalho para o pelotão. Minha equipe teve excelente atuação e me deixou em condições de partir para a vitória", disse Nilceu, de 29 anos, atleta da equipe Scott/Marcondes César/Fadenp, de São José dos Campos.

Nilceu completou as 16 voltas no circuito, num total de 68,672 km, em 1h39min19, média de 41,487 km/h. A goiana Clemilda Fernandes venceu a prova feminina, favorecida pela queda da irmã Janildes Fernandes --que seria beneficiada pelo trabalho da equipe-- na última volta. A gaúcha Débora Gerhard, também da equipe joseense Scott, repetiu o bom desempenho de 2004 e ficou com o vice-campeonato em São Paulo.

PAN - Apesar de a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) ainda não ter divulgado os critérios de seleção para a formação da equipe brasileira no Pan-Americano do Rio, Nilceu mostrou que é forte candidato a uma medalha na principal competição das Américas nesta temporada, que será realizada entre os dias 13 e 29 de julho.

"Sei que tenho chance de estar na equipe e vou fazer de tudo para garantir uma vaga", disse o tricampeão.

O técnico José Carlos Monteiro, o Carlinhos, comemorou bastante a vitória de seu atleta. "O Nilceu tem uma chegada muito forte, talvez a mais forte da América do Sul, mas a equipe o ajudou muito. O Daniel Rogelin e o André Grizante o puxaram o máximo no final. Depois ele fez o que se esperava dele. Por tudo isso, seria uma injustiça o Nilceu não ser convocado para o Pan", disse Carlinhos.

Assim como outros atletas e técnicos do país, o time joseense também teme a falta de critérios para a escolha da equipe para o Pan, que estaria nas mãos do técnico Mauro Ribeiro e dirigentes. A lista dos pré-convocados deve sair em maio, após a Volta de São Paulo.

"Não sei qual será o critério para a convocação mas, independente da equipe, acho que os atletas devem ser convocados por sua qualidade técnica", disse Carlinhos.

TIME - E qualidade técnica é o que não falta à Scott/Marcondes César/Fadenp. Neste ano, o time joseense, que é o único do País a ter o status de 'equipe continental' --podendo disputar todas as provas internacionais sem depender de convites-- está com um elenco bastante forte, após os reforços de Daniel Rogelim, André Grizante e Alex Diniz.

"Essa é, sem sombra de dúvidas, a melhor equipe que temos nos últimos tempos. Na Copa América, o que faltou de entrosamento foi suprido com a qualidade dos atletas", disse Carlinhos.

O próximo compromisso do time será a Copa da República, no dia 28 deste mês, em Brasília.
 

fonte Vale Paraibano